Vagão de combustível explode em Paulínia; não há vítimas (Gilson Rei)
Um incêndio de grandes proporções na área de transbordo de combustíveis para trens no patio próximo à Refinaria de Paulínia (Replan) provocou susto e grande correria ontem, por volta do meio-dia desta segunda-feira (29), em Paulínia. O fogo destruiu dois vagões com 70 toneladas de combustível e as causas do acidente estão sendo avaliadas pela concessionária Rumo Logística, que administra as linhas férreas.
As chamas foram controladas em menos de uma hora e ninguém ficou ferido. A Petrobras informou, por meio de nota, que o incêndio não ocorreu em área da estatal e que a produção não foi afetada.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Replan auxiliaram a brigada responsável pelo condomínio de empresas no controle das chamas.
O incêndio chamou muito a atenção dos motoristas nas região, porque ocorreu próximo à Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), na linha férrea utilizada para abastecimento de combustíveis. A cortina de fumaça preta foi vista de longe, de outras rodovias da cidade.
A prefeitura de Paulínia informou que a Defesa Civil verifica a possibilidade de risco de contaminação na água que é distribuída para a população. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) enviou também técnicos da agência ambiental de Paulínia para verificar se ocorreu algum dano ao meio ambiente.