Meta do governo é vacinar 80% das 244 mil pessoas nas faixas alvos
Campanha de vacinação nos postos de saúde começa nesta segunda-feira (Cedoc/RAC)
Começa nesta segunda-feira (15) a campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo Brasil.
Em Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde estima vacinar pelo menos 80% das 244 mil pessoas do público alvo contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e gripe B). O número, que é maior que o do ano passado, inclui um grupo de 55 mil pessoas que possuem doenças crônicas, como diabete, doenças cardiovasculares e imunossuprimidos.
O público alvo inclui moradores na faixa etária acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e trabalhadores na área de Saúde. Além desses segmentos, em 2013 a campanha traz como novidade a inclusão das mães de recém-nascidos até 45 dias após o parto.
“Queremos atingir a meta da campanha e um grande número de pessoas idosas, que têm a saúde mais frágil e a complicação da doença tem mais risco”, disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB).
Segundo o secretário municipal da Saúde, Cármino Antonio de Souza, as infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas aos idosos e às crianças, sendo o vírus influenza o principal agente responsável por 75% das infecções.
“A vacinação anual dos grupos prioritários tem contribuído ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares.” A campanha segue até o dia 26 em 63 centros de saúde do município.
No dia 20, um sábado, o Ministério da Saúde realiza em todo Brasil o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe. Em Campinas serão 168 postos de vacinação, sendo 123 fixos e 45 volantes (incluindo os Centros de Saúde, que estarão abertos das 8h às 17h).
Um contingente de 1,2 mil funcionários trabalhará na campanha. Aos pacientes que possuem doenças crônicas a orientação é levar uma prescrição médica para comprovar a condição.
Em todo o Estado de São Paulo, a estimativa da Secretaria da Saúde é vacinar um total de 7 milhões de pessoas. O número corresponde a 80% dos 8,7 milhões que fazem parte do grupo de risco priorizados pela campanha. Em todos os municípios paulistas serão mais de 6 mil postos fixos e móveis e 42 mil profissionais envolvidos nas vacinações.
O vírus
A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.