ESTRATÉGIA APROVADA

Vacinação em estabelecimentos continuará em 2024

Imunização fora das unidades de saúde, como em shopping centers e empresas, será prorrogada

Cibele Buoro/ [email protected]
29/11/2023 às 09:07.
Atualizado em 29/11/2023 às 09:07
Uma das ações adotadas pela Prefeitura foi levar a imunização aos terminais de ônibus de Campinas (Kamá Ribeiro)

Uma das ações adotadas pela Prefeitura foi levar a imunização aos terminais de ônibus de Campinas (Kamá Ribeiro)

A Secretaria de Saúde de Campinas adota mais uma medida para incentivar as pessoas a atualizarem seu esquema vacinal: parcerias com estabelecimentos comerciais, como shopping centers, grandes empresas e hipermercados. Embora não seja a primeira vez que esse tipo de parceria acontece, a proposta da Prefeitura é prorrogar essas ações feitas para ampliar o alcance da Campanha de Multivacinação e torná-las permanentes para o próximo ano, afirma a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.

Segundo Chaúla, as parcerias entre a Prefeitura e os comércios buscam alcançar a população que não consegue ser atendida nos centros de saúde, seja pessoas que trabalham o dia todo ou que têm dificuldade para comparecer nos horários de atendimento disponíveis. Sendo ofertadas em mais locais, as pessoas poderão encontrar a vacina que falta para completar sua imunização. Todas as vacinas estarão disponíveis para todas as idades para que sejam alcançadas as cobertura adequadas no município. “Essas ações têm como proposta viabilizar o acesso das pessoas às vacinas”, reforça a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.

A Campanha de Multivacinação já foi levada às escolas e terminais de transporte público como forma de atingir mais pessoas durante o dia a dia e alcançar coberturas melhores. Segundo Chaúla, muitas empresas e shoppings estão procurando a Prefeitura para firmarem parceria.

Neste final de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, das 10h às 20h, a Campanha de Multivacinação acontecerá no Shopping Unimart, das 8h às 18h. No domingo, as doses serão aplicadas no Supermercado Enxuto, no mesmo horário. Crianças e adultos poderão atualizar as cadernetas de vacinação levando um documento com foto e a caderneta (se tiver). Moradores com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

"Essa é mais uma ação em locais de grande circulação de pessoas. O objetivo é facilitar cada vez mais o acesso da população", disse a coordenadora do Programa de Imunização.

Para saber em quais shoppings, datas e horários a Campanha de Multivacinação estará disponível, a recomendação é acessar as redes sociais da Prefeitura ou dos estabelecimentos e verificar as publicações referentes à vacinação.

Desde o início da campanha, no dia 30 de setembro, 41.760 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos procuraram as unidades. Deste total, 28.305 tinham pelo menos uma dose atrasada. Compareceram 11.621 crianças de um ano de idade, 11.375 crianças de um a quatro anos, 6.742 na faixa etária de cinco a oito anos e 12.022 crianças com idades entre nove e 14 anos. Foram vacinadas 10.121 crianças de um ano, 7.580 na idade de um a quatro anos, 3.317 crianças entre cinco a oito anos e 7.287 na idade entre nove e 14 anos.

A Campanha de Multivacinação continua disponíveis nos 67 centros de saúde de Campinas.

VACINAÇÃO CONTRA O HPV

Uma das campanhas que não alcançaram a cobertura adequada, segundo o Ministério da Saúde, foi a de vacinação contra as infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV). A imunização é recomendada para meninas e meninos de nove a 14 anos. Segundo Chaúla, a cobertura contra o vírus HPV deveria ter sido de 80%, porém nenhum município a alcançou, sendo ainda pior a cobertura da segunda dose dessa vacina.

As infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV) são as infecções do trato reprodutivo, responsáveis por uma variedade de cânceres e outras condições em homens e mulheres. Alguns dos HPV foram classificados pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer como de "alto risco" (cancerígenos) em humanos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por