BALANÇO

Vacinação de idosos contra a covid fica abaixo do esperado

Baixa adesão do público acima de 60 anos surpreende Secretaria de Saúde

Ronnie Romanini/ [email protected]
18/04/2023 às 09:00.
Atualizado em 18/04/2023 às 09:00
O total de doses aplicadas da bivalente está em quase 80 mil até agora (Alessandro Torres)

O total de doses aplicadas da bivalente está em quase 80 mil até agora (Alessandro Torres)

A Prefeitura de Campinas atualizou o número de doses aplicadas das vacinas bivalente, contra a covid-19, e da gripe, que protege contra o vírus Influenza. Enquanto na vacinação da gripe, que começou na segunda-feira da semana passada (10), os idosos compareceram em número esperado, para o imunizante bivalente o público com 60 anos ou mais não repetiu a adesão às doses anteriores contra a covid-19 e menos da metade se vacinou desde o início da campanha no final de fevereiro. A quantidade de doses aplicadas das duas vacinas também está abaixo das expectativas nos demais grupos prioritários.

Das 79,2 mil doses da vacina bivalente, que difere da vacina monovalente da covid-19 pela proteção estendida à variante Ômicron, dominante no Brasil desde o início do ano passado, quase 80% (63 mil doses) foram aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais, o que mostra a baixa adesão nos demais grupos. A quantidade equivale a apenas 43% do público-alvo estimado desta faixa etária, de 146,5 mil.

"A baixa adesão do público de 60 anos ou mais para a vacina bivalente foi uma surpresa para nós. Estamos com a campanha há um mês e meio e não atingimos 50% do público nessa faixa etária. Nós precisamos reforçar que a vacinação é fundamental. É a maneira mais efetiva da população continuar protegida, principalmente em épocas do ano em que o vírus respiratórios circulam com mais intensidade. São duas vacinas extremamente efetivas para proteger tanto o indivíduo como a coletividade", revelou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.

Além de idosos, pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em instituições de longa permanência, indígenas, populações ribeirinhas, quilombolas, gestantes, puérperas e profissionais de saúde podem receber a vacina bivalente.

"O total de doses aplicadas da bivalente está em quase 80 mil, sendo que 63 mil foram feitas em pessoas acima de 60 anos. As 16 mil doses restantes foram para todos os outros públicos. Ainda há muita gente para ser vacinada, considerando que apenas trabalhadores da saúde são mais de 50 mil e gestantes e puérperas somam cerca de 12 mil pessoas."

Em relação à campanha de vacinação contra a gripe, que começou há menos tempo, os idosos representaram 70% de todas as 16,5 mil doses aplicadas até o final da semana passada, o equivalente a 8% da população estimada com 60 anos ou mais. O número, considerado positivo para poucos dias de campanha, era esperado, mas precisa avançar nas próximas semanas. Já a procura dos demais grupos ficou aquém do que foi imaginado e causou surpresa, principalmente pela estratégia adotada este ano - que inovou ao liberar a vacinação para todos os públicos prioritários, sem escalonamento entre eles. Esperava-se que a medida acarretasse em um maior comparecimento nos outros grupos, o que ainda não ocorreu.

A dose contra o Influenza foi aplicada em 932 crianças até a sexta-feira da semana passada, o que representa pouco mais de 1% da população que pretende alcançar. A coordenadora do Programa Municipal de Imunização lembrou que quanto antes as pessoas buscarem receber a vacina da gripe, melhor, pois são cerca de três semanas até o desenvolvimento de anticorpos que fortalecem a proteção.

"Ao longo dos últimos anos a gente não tem conseguido atingir a cobertura em crianças, então esse ano é um esforço ainda maior para que a gente consiga garantir tanto a vacinação contra o Influenza como a contra a covid-19."

Chaúla informou que a cobertura contra a covid-19 também está baixa em crianças. Até quatro anos de idade, por exemplo, apenas 6,5% concluíram o esquema. A coordenadora ressaltou que não há impeditivo para receber doses contra a covid-19 e contra a gripe no mesmo dia, portanto quem não se vacinou ainda tem a oportunidade de receber os dois imunizantes no mesmo dia.

"As nossas equipes estão muito preparadas para receber e vacinar todos que procurarem. O nosso maior objetivo é garantir a vacinação em tempo oportuno para a população. O município está abastecido, as equipes preparadas e estamos organizados. Quanto antes se vacinarem, melhor."

A Prefeitura de Campinas disponibiliza informações detalhadas sobre todas as campanhas de vacinação em andamento no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por