atualização

UTIs neonatais continuam superlotadas

A Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Centro de Atenção Integral à Mulher (Caism) da Unicamp, começou a semana com 93% de ocupação, segundo o hospital.

Rafaela Dias
30/07/2018 às 17:57.
Atualizado em 23/04/2022 às 08:15
"Não temos perspectiva de superar essa situação e talvez nunca melhore a não ser que medidas sejam tomadas", disse a administração do Caism. (Matheus Pereira/Especial para AAN)

"Não temos perspectiva de superar essa situação e talvez nunca melhore a não ser que medidas sejam tomadas", disse a administração do Caism. (Matheus Pereira/Especial para AAN)

A situação das UTI’s Neonatais de Campinas segue no limite da capacidade, ou seja, dentro da normalidade. A Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Centro de Atenção Integral à Mulher (Caism) da Unicamp, começou a semana com 93% de ocupação, segundo o hospital. Na última sexta-feira, dia 27, a capacidade ocupada estava em 73%. Projetada para 15 vagas, há disponibilidade para internação de apenas mais uma criança. Segundo o Caism, não está descartada a suspensão das internações caso a ocupação alcance os 100% nas próximas horas. Já a Unidade de Terapia Neonatal segue também desde sexta-feira sem novas internações. São 17 recém-nascidos internados para 15 vagas, ou seja, uma ocupação de 113%. Na quinta-feira, as internações chegaram a ser liberadas. “Na última semana chegamos a 146%, o que torna o nosso trabalho inviável. Já os 113% estão dentro da normalidade. Não temos perspectiva de superar essa situação e talvez nunca melhore a não ser que medidas sejam tomadas”, disse a administração. O Hospital de Clínicas da Unicamp, que também estava com superlotação, encerrou na quarta-feira, dia 25, a suspensão de internações pediátricas. A restrição foi colocada devido à superlotação da Urgência, da UTI e da Enfermaria pediátricas, mas acabou depois de oito dias após a situação ser normalizada. Maternidade Na Maternidade de Campinas, os 40 leitos de UTI neonatal estavam lotados ontem. Do total, 24 para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outros 16 estão ocupados pelos convênios médicos. O Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini, que recebeu pacientes do Caism opera com 10 internações, tendo 12 vagas de UTI neonatal. A UCI também opera com 8 pacientes das 10 vagas disponíveis. PUC Campinas Na PUC-Campinas, o número de vagas permanece no limite da capacidade. Segundo a assessoria de imprensa, a UTI neonatal possui 12 leitos conveniados ao SUS, com 11 ocupações. Já na UCI são 4 leitos conveniados ao SUS, 2 ocupados. Porém existem ainda três gestantes de alto risco sendo atendidas e que podem precisar de vaga. Prefeitura A Prefeitura de Campinas reforçou novamente que continua monitorando a situação e apoiando a Unicamp disponibilizando leitos de UCI. “Os leitos sob gestão do município de Campinas estão dimensionados para atender a demanda da população da cidade, de mais de 1,1 mi habitantes. Reconhecendo a responsabilidade compartilhada, o município tem contribuído com as instâncias regional e estadual nas discussões sobre a necessidade da ampliação de leitos para atender a região e para o entendimento metropolitano da Saúde”, afirmou em nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por