NO TERMINAL CENTRAL

Usuários são a favor de catracas, aponta pesquisa feita pela Emdec

Segundo empresa, 90% destacam que fechamento gera conforto e segurança

Do Correio Popular
19/10/2022 às 09:39.
Atualizado em 19/10/2022 às 09:39
Pesquisa ouviu 672 usuários de transporte sobre fechamento do Terminal Central, que agora restringe a entrada ao local apenas para passageiros (Gustavo Tilio)

Pesquisa ouviu 672 usuários de transporte sobre fechamento do Terminal Central, que agora restringe a entrada ao local apenas para passageiros (Gustavo Tilio)

Uma pesquisa da Emdec com 672 usuários do Terminal Central revelou que mais de 90% avaliam que a mudança resultou em mais conforto e segurança. No entanto, a população também pediu mais bancos e bebedouros, melhorias adicionais na infraestrutura dos sanitários e maior disponibilidade de pontos de recarga do Bilhete Único — principal reclamação feita pelos passageiros em matérias do Correio Popular.

A pesquisa foi realizada por educadores e agentes da mobilidade urbana. Dos 672 usuários entrevistados, 653 (97%) avaliaram que a restrição de acesso ao Terminal Central trouxe mais segurança; e apenas 19 (3%) tiveram a sensação contrária. Já a ampliação do conforto, após o fechamento do local, foi apontada por 617 (91,8%) dos usuários entrevistados. Os demais 55 (8,2%) participantes da pesquisa discordaram. 

"Uma ampla reforma dos banheiros já está sendo programada pela Emdec e inclui a revisão das instalações hidráulicas, substituição de portas, pisos e torneiras e nova pintura", informou a nota da Emdec. 

Para recarregar o Bilhete Único Comum ou adquirir o QR Code, a Emdec informou que os usuários podem utilizar um terminal de autoatendimento (ATM) disponibilizado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) na entrada que dá acesso à região da Estação Cultura, com pagamento por cartão de crédito ou débito. 

Além disso, dois novos pontos credenciados de recarga foram ativados no entorno do terminal, próximo à área de comércio informal e da barbearia. Banners colocados no espaço informam sobre os endereços de outros 10 pontos da rede credenciada no entorno do Terminal Central. 

Para acessar o terminal, o usuário deve ter créditos válidos no Bilhete Único ou utilizar o QR Code. O valor da tarifa é de R$ 5,15 com o uso do Bilhete Único Comum e dá direito à utilização de até três ônibus no período de duas horas. Já o QR Code, em papel ou na tela do smartphone, tem custo de R$ 5,60 e não proporciona a integração. 

Agora, são quatro terminais fechados em Campinas. Nos Terminais Central, Barão Geraldo, Campo Grande e Ouro Verde, os usuários têm que pagar a tarifa antes de entrarem no local. Enquanto isso, nos Terminais Vida Nova, Padre Anchieta, Vila União, Metropolitano e Mercado, a passagem de ônibus continua sendo cobrada diretamente em cada veículo - são os chamados terminais abertos.

Para viabilizar o fluxo de pessoas que utilizam o comércio nos arredores do terminal, a Emdec construiu uma passarela de pedestres que permite a passagem de pessoas provenientes da Avenida Moraes Sales e Rua Álvares Machado até as proximidades da Estação Cultura, e vice-versa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por