SAÚDE

Uso de células-tronco é tema de simpósio em Campinas

Encontro conta com especialistas internacionais e é sobre Ortopedia Regenerativa

Correio
23/10/2012 às 18:36.
Atualizado em 26/04/2022 às 19:51

No dia 8 de outubro, o japonês Shinya Yamanaka e o britânico John Gurdon foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2012 graças a um importante trabalho de pesquisa sobre as células-tronco.

Os dois cientistas foram premiados por descobrir como se pode “reprogramar” células maduras para que se "transformem em células imaturas capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido”.

O uso destas células será um dos principais temas do Simpósio Internacional de Ortopedia Regenerativa, que acontece em Campinas nesta sexta-feira (25) e sábado (26) no Vitória Hotel Concept.

O evento tem como principal objetivo divulgar as novas evidências científicas e as técnicas de tratamento da medicina regenerativa. Estas evidências e técnicas serão apresentadas por experts nas áreas clínica e de pesquisa, entre eles Adam Weglein, da Houston Medical School (EUA).

Também participam da Unicamp e outras importantes universidades do País. “As células-tronco são utilizadas para regenerar cartilagem e evitar artrose, principalmente do joelho, e regenerar tendões, inclusive do ombro”, destaca o médico Renato Luiz Bevilacqua de Castro, coordenador do Simpósio e presidente do Centro de Estudos em Regeneração Tecidual (CERT).

Segundo Castro, a Medicina Regenerativa em Ortopedia já é uma ferramenta importante no tratamento das patologias ósseas, tendinosas e da cartilagem. Sua importância está crescendo continuamente. Além de células-tronco, um dos temas de destaque do Simpósio é o uso do Plasma Rico em Plaquetas, o PRP, método que vem sendo adotado para tratamento de patologias ortopédicas, especialmente em atletas.

Ortopedistas, reumatologistas, fisioterapeutas, educadores físicos, engenheiros químicos farmacêuticos e especialistas em dor formam o público alvo do Simpósio.

“Além de apresentar as evidências científicas, o Simpósio tem como objetivo ensinar ao médico como usar as técnicas da ortopedia regenerativa. Outro foco importante é a reabilitação da medicina regenerativa, ou seja, como os fisioterapeutas devem atuar na recuperação destes tratamentos”, destaca Renato Luiz Bevilacqua de Castro. As inscrições devem ser feitas no site www.ortopediaregenerativa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por