GASTRONOMIA

USF e Ceasa lançam cozinha sustentável

Chefs professores da universidade ensinam técnicas culinárias a 20 estudantes selecionados

Henrique Hein
17/08/2018 às 07:20.
Atualizado em 23/04/2022 às 05:03
Após a conclusão do aprendizado, previsto para dezembro, os alunos receberão certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação  (Matheus Pereira/Especial para AAN)

Após a conclusão do aprendizado, previsto para dezembro, os alunos receberão certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação (Matheus Pereira/Especial para AAN)

A Universidade São Francisco (USF) e as Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Campinas anunciaram ontem a inauguração do projeto Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA. A iniciativa tem como objetivo oferecer um curso de culinária completo às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), dentro do entreposto campineiro. O evento de apresentação da novidade foi realizado no Espaço Gourmet, na Unidade Cambuí da USF, em Campinas. De acordo com os organizadores, todas as aulas serão ministradas por chefs docentes do curso de gastronomia e nutrição da USF, a partir da próxima terça-feira. Entre os temas que serão abordados estão: cozinha brasileira, italiana, oriental, panificação e confeitaria de doces. Ao todo, foram 20 alunos selecionados pelos organizadores – eles terão aulas semanais até 11 dezembro deste ano, na Escola de Cozinha da Ceasa, localizada dentro da central de abastecimento. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho como cozinheiro. “A gastronomia abre as portas para os negócios. Você não precisa necessariamente ter um aporte financeiro muito alto para abrir um empreendimento. Muitas vezes, o que você precisa é de oportunidades e conhecimento prático”, afirmou a coordenadora do Curso de Gastronomia, explicou a Andreia Pimentel. O curso, segundo ela, que será ministrado é muito mais do que um simples curso de culinária. “É uma iniciativa que tem como objetivo permitir o surgimento de boas oportunidades profissionais para esses alunos que nós identificamos que são apaixonados e que tem o desejo de trabalhar profissionalmente com a cozinha”, explicou Andreia. Segundo o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, as primeiras aulas com os alunos carentes serão gravadas e, numa segunda etapa, os vídeos serão reproduzidos nos bairros atendidos pelo ISA, em um ônibus adaptado exclusivamente para atender o projeto, ampliando o alcance da iniciativa e multiplicando o número de pessoas que receberão as orientações. “A Ceasa tem a preocupação de desenvolver projetos em prol da sociedade, entre eles, projetos em âmbito social. Vamos pegar as pessoas que já recebem as nossas doações de alimentos e ensiná-las a ter uma consciência maior quanto ao uso correto dos alimentos que eles já recebem. Com isso, evitamos o desperdício de comida e ainda ensinamos um curso de capacitação muito importante”, disse. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por