GESTÃO

Urbanismo muda e acelera projetos

Atendimento é ampliado e otimizado para que pasta supere um dos gargalos da atual Administração

Cecília Polycarpo
02/08/2013 às 08:40.
Atualizado em 25/04/2022 às 06:44
Lúcia Beatriz Affonseca, coordenadora de atendimento ao público da Secretaria de Urbanismo, mostra nova organização para atender interessados (Érica Dezonne/AAN)

Lúcia Beatriz Affonseca, coordenadora de atendimento ao público da Secretaria de Urbanismo, mostra nova organização para atender interessados (Érica Dezonne/AAN)

A Secretaria de Urbanismo de Campinas reformulou o atendimento ao público para agilizar os processos de análise e liberação de projetos de construção, além de alvarás de uso e ocupação do solo e Habite-se. Desde ontem, o horário de serviço foi ampliado das 9h às 16h para as 8h às 17h, mesmo período de outros departamentos da Administração, como o Espaço Cidadão, o Porta Aberta e o Porta Aberta Empresarial. Os usuários também passam agora por uma triagem e são encaminhados para os setores específicos, com cores de identificação diferentes, semelhante ao sistema utilizado pelo Poupatempo, do governo estadual. Até setembro, as senhas serão substituídas por painéis eletrônicos.As atendentes do serviço telefônico 156 também foram treinadas para esclarecer as dúvidas de quem ligar pedindo orientação. Entidades organizadas do setor de habitação e construção civil foram convidadas a conhecer o novo sistema na próxima segunda-feira. Hoje, a fila de projetos para aprovação na pasta de Urbanismo é um dos gargalos do governo Jonas Donizette (PSB) e motivo de descontentamento de associações ligadas à área na cidade.Para fazer a mudança, a secretária Silvia Faria ouviu principalmente os funcionários que fazem o atendimento. “A ideia é fazer também com que os atendentes tenham um local de trabalho mais reservado. Eles eram interrompidos constantemente. E, consequentemente, o serviço deve render mais”, explicou Sílvia. A secretaria tem hoje 130 funcionários para atender um fluxo de aproximadamente 450 pessoas por dia. Porém, cerca de 70% do público vai até o local para tentar a liberação de projetos, setor que hoje tem 43 trabalhadores.“Nós fizemos mutirões nos pontos onde o gargalo era maior, como os projetos residenciais unifamiliares e os Habite-se. Nesses dois setores, conseguimos zerar os atrasos”, disse a secretária. Ela espera ainda o chamamento três novos técnicos que passaram em concurso para trabalhar na pasta e abertura de três novas vagas de funcionários, para reforçar o setor.Ainda segundo ela, as mudanças vão muito além de uma alteração de mesas e cadeiras e do uso de senhas coloridas. “Na verdade, estamos fazendo um pacto por uma nova atitude de comprometimento, aperfeiçoamento e humanização no trato com o público.” Hora marcadaPessoas que precisam conversar com um engenheiro da secretaria agora terão as consultas agendadas. Quem não conseguir marcar o horário por telefone pode ir até a pasta e passar o número, que atendentes retornarão para agendar o atendimento. As medidas evitam, de acordo com a coordenadora de atendimento ao público, Lúcia Beatriz Affonseca, que usuários que estão sempre no local “pulem” a fila, por já conhecerem os técnicos. “Todo mundo agora tem que pegar senha e aguardar, por ordem de chegada. As pessoas que estavam acostumadas a cortar caminhos, terão que se acostumar. Isso vai agilizar os atendimentos como um todo”, explicou.A administradora Andrea Martinelli, 48 anos, que vai com frequência à secretaria, foi uma das pessoas que estranhou a mudança. “Antes eu era atendida com mais facilidade. Hoje é o primeiro dia, eles estão se adaptando. Mas já levei mais tempo do que levo normalmente.” A desenhista Sandra Parada, 51 anos, cuida do setor de aprovação de projetos de uma construtora e acredita que as mudanças são boas. “É um sistema mais democrático. Mas vai demorar uns 15 dias para a população sentir isso.”

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