ATRAÇÃO

Universidade Azul traz novo fôlego ao Distrito Industrial

Instalação do centro de formação da companhia aérea já movimenta o DIC

Maria Teresa Costa
28/02/2013 às 12:06.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:46
Obras da Universidade Azul: R$ 30 milhões de investimento para formar mão de obra para o setor aéreo, de pilotos a mecânicos (Leandro Ferreira/AAN)

Obras da Universidade Azul: R$ 30 milhões de investimento para formar mão de obra para o setor aéreo, de pilotos a mecânicos (Leandro Ferreira/AAN)

A chegada do centro de formação e treinamento de pessoal de aviação da Azul Trip S/A a Campinas, previsto para começar a funcionar até maio, está trazendo um novo ânimo para o Distrito Industrial de Campinas (DIC), criado em 1974, mas que até hoje se arrasta em um processo de regularização fundiária que tem impedido novos investimentos. A Universidade Azul (UniAzul) terá 100 funcionários e cerca de 800 alunos por dia, movimento que já está interessando a uma rede de hotéis e a restaurantes. Além disso, um centro logístico e uma empresa de alta tecnologia que desenvolve componentes de celulares procuraram a Prefeitura para obter informações sobre o DIC.

“São investidores que querem ter sinergia com o Aeroporto Internacional de Viracopos, mas alguns deles, como os da área de hotelaria e restaurante estão avaliando a possibilidade de se instalarem no DIC, independente de Viracopos”, afirmou o secretário de Habitação, Ricardo Chiminazzo, que está coordenando a regularização fundiária do Distrito Industrial.

O diretor de Comunicação e Marca da Azul Linhas Aéreas, Gianfranco Betting, disse que a aérea tinha expectativa de que isso iria ocorrer. “Quando uma empresa aposta em uma área é natural que isso atraia novos investimentos para a mesma região e nós ficamos muito felizes que a Azul possa alavancar o Distrito Industrial”, afirmou. A empresa foi responsável pelo aumento no movimento de Viracopos a partir de 2008, quando transformou o aeroporto de Campinas no seu centro de voos.

A procura de áreas no DIC é confirmada pelo vice-presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial(Aedic), Ulysses de Vilhena Pasqual. “Poderíamos fazer investimentos, vender áreas, e aproveitar o crescimento de Viracopos se houvesse a regularização fundiária. Sem escritura da terra, não existimos para o mundo financeiro, porque não podemos fazer operações em bancos”, afirmou. Sua empresa, a usina de asfalto Vial Engenharia e Construtora Ltda, recebeu interessados em comprar a área, mas o que desestimula uma negociação é o fato de as empresas não terem a documentação. A Vial está em terrenos que têm parte regularizada e parte não. “A expectativa das empresas é que a regularização saia rápido, para que possam participar do boom de crescimento de Viracopos”, afirmou.

A Azul está investindo R$ 30 milhões na Universidade Azul (UniAzul) que vai formar o quadro de pessoal da empresa, como pilotos, mecânicos, comissários, e também de outras aéreas. A empresa vinha já há algum tempo avaliando a possibilidade de trazer para perto de Viracopos, onde está o principal centro de distribuição de seus voos, o seu centro de formação e pilotos, que funciona na sede da empresa, em Barueri.

Em fevereiro do ano passado, a empresa inaugurou seu segundo simulador de voo do moderno jato Embraer 190. Avaliado em R$ 20 milhões, o novo simulador de voo veio para atender a crescente demanda pela formação de novos pilotos da Azul, além de auxiliar no treinamento de outras instituições como a FAB (Força Aérea Brasileira) e, futuramente, outras companhias aéreas que adotarem os modernos jatos Embraer. Com a nova aquisição, a empresa terá capacidade para treinar a tripulação técnica de uma frota de 100 aeronaves.

O primeiro simulador de voo da Azul já funciona 20 horas por dia, todos os dias da semana, parando apenas para realizar manutenção. Mais de 500 pilotos passaram por esse equipamento, totalizando em 10 mil horas de treinamento, — o equivalente a 455 voltas ao mundo.

O equipamento é essencial para a formação de copilotos e comandantes, e garante um aprendizado muito fiel para condução das aeronaves Embraer utilizadas pela Azul. O simulador tem a vantagem de simular situações de risco e manter todos os comandantes aptos a contorná-las

A universidade da empresa terá 6 mil metros quadrados de área construída, dividida em três pavimentos. O empreendimento terá 12 salas de treinamento com capacidade para 480 alunos, auditório para 120 lugares, laboratórios, salas de reunião, salas de descanso, cafeteria e restaurante. No topo do prédio, uma sala de descompressão terá vista para o aeroporto.

Os dois simuladores de voo da Azul funcionam 20 horas por dia, todos os dias da semana, parando apenas para realizar manutenção. Por mês, cada simulador realiza 600 horas de treinamento, totalizando, aproximadamente 7200 horas por ano- o equivalente a 342 voltas ao mundo. O equipamento simula situações de risco e de temperatura de todas as rotas ofertadas pela Azul- previamente programada pelos instrutores. Para estarem aptos a operar as aeronaves da companhia, comandantes e copilotos passam por no mínimo 50 horas de voo.

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