BEM-ESTAR ANIMAL

Unidades veterinárias móveis alcançam a marca de 32 mil atendimentos em dois anos

Consultórios itinerantes já percorreram 25 bairros com oferta de serviços para a saúde do animal, como consulta médica, vacinação e microchipagem dos pets

Da Redação
20/08/2024 às 05:17.
Atualizado em 20/08/2024 às 11:56
Uma das unidades continua na Vila Padre Manoel da Nóbrega até quinta-feira, 22 de agosto; já o consultório que está no Bosque dos Jequitibás (foto) permanece no local por uma semana a mais, até o dia 29 (Kamá Ribeiro)

Uma das unidades continua na Vila Padre Manoel da Nóbrega até quinta-feira, 22 de agosto; já o consultório que está no Bosque dos Jequitibás (foto) permanece no local por uma semana a mais, até o dia 29 (Kamá Ribeiro)

Os Consultórios Veterinários Móveis, que oferecem atendimento veterinário itinerante e gratuito para cães e gatos em Campinas, completaram dois anos de existência em julho. Desde então, foram realizados 32.427 atendimentos, uma média de 44 por dia, em 25 bairros. Os serviços mais requisitados foram, além da consulta médica veterinária, vacinação e microchipagem dos animais. O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), vinculado à Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), é o responsável pela operação do ambulatório. O balanço com as informações  foi divulgado ontem, dia 19.

O principal objetivo do programa, segundo a Prefeitura de Campinas, é atuar na prevenção de doenças. Os animais passam por exame clínico, são microchipados e, se houver indicação, recebem vacina polivalente para prevenir doenças virais e bacterianas, especialmente a cinomose, parvovirose e leptospirose. No período de dois anos, foram 16.961 vacinas aplicadas, uma média de 23 ao dia. Cada um dos Consultórios Veterinários Móveis fica instalado em uma região da cidade por um mês. Havendo necessidade, a estadia é prorrogada.

Entre os problemas de saúde mais comuns que chegam às clínicas estão as dermatites e doenças relacionadas a carrapatos (patologias próprias dos animais, que não afetam os seres humanos) e as doenças virais como cinomose e parvovirose, em cães. No caso dos gatos, obstrução de uretra e doenças renais são os casos mais comuns.

Além de atuar na prevenção de agravos comuns aos animais, os profissionais das clínicas públicas móveis oferecem orientação sobre cuidados necessários, posse responsável e bem-estar animal.

Os consultórios possuem capacidade para 100 atendimentos por dia. Eles estão instalados em contêineres adaptados, respeitando todos os critérios determinados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Cada unidade, das duas que existem em Campinas, possui três salas para os serviços médicos veterinários e uma área administrativa para o cadastramento dos interessados. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista.

Para ter acesso aos serviços, não é necessário residir no bairro onde o equipamento está instalado. Bastar morar em Campinas, ser maior de 18 anos, apresentar documentos pessoais e comprovante de residência.

Mais informações sobre os horários e serviços oferecidos pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal podem ser obtidas pelo site portalanimal.campinas.sp.gov.br. Neste endereço, também é possível conhecer os animais do departamento que esperam por adoção.

ATENDIMENTO

A unidade 1 do Consultório Veterinário Móvel está atendendo no Bosque dos Jequitibás até o próximo dia 29. Já a unidade 2, que está instalada na Vila Padre Manoel da Nóbrega, recebe os pets até a próxima quintafeira, dia 22.

O atendimento nas duas unidades ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. É feito por ordem de chegada, com distribuição de senha e não é preciso fazer agendamento prévio. Para ser atendido, é preciso ter mais de 18 anos, levar documentos pessoais e comprovante de residência com endereço de Campinas.

No Bosque, a unidade que ficará até o dia 29 está localizada na Rua Coronel Quirino, 2, no Centro. A unidade 2, que mantém atendimento até o próximo dia 22, está localizada no Centro Esportivo Brasil de Oliveira (antiga Praça dos Trabalhadores), na Rua Dr. Mário Yahn, sem número, Vila Padre Manoel da Nóbrega, região Noroeste.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por