ENSINO SUPERIOR

Unicamp realiza amanhã a 1ª fase do Vestibular 2025

63 mil candidatos vão disputar 2.537 vagas em 69 cursos de graduação a partir das 9h de domingo

Da Redação
19/10/2024 às 08:21.
Atualizado em 19/10/2024 às 08:21
O tempo máximo de duração do exame é de cinco horas, com permanência mínima de duas horas; primeira fase da prova que abre a oportunidade de jovens estudarem em uma das universidades mais conceituadas da América Latina é composta por 72 questões de múltipla escolha (Denny Cesare)

O tempo máximo de duração do exame é de cinco horas, com permanência mínima de duas horas; primeira fase da prova que abre a oportunidade de jovens estudarem em uma das universidades mais conceituadas da América Latina é composta por 72 questões de múltipla escolha (Denny Cesare)

A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será realizada amanhã, dia 20, com mais de 63 mil candidatos concorrendo a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. Pela primeira vez, a prova será aplicada no período da manhã, com início às 9h. Os organizadores do vestibular orientam que os inscritos cheguem aos locais de prova às 8h, uma hora antes do início da prova. O tempo máximo de duração do exame é de cinco horas, com a aplicação de 72 questões de múltipla escolha. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.

Estão inscritos 63.004 candidatos no Vestibular 2025. Eles podem consultar os locais de prova no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp, embora todos os candidatos tenham recebido, por e-mail, as informações sobre o local de prova e as demais orientações. 

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades. Além de Campinas, os municípios participantes são Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. 

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais. São elas Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). É a primeira também vez que Recife servirá como local para a realização das provas do Vestibular Unicamp. 

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. É permitido levar água, sucos, chocolates, alimentos leves.

DICAS

Reportagem do Correio Popular publicada na última semana trouxe o calendário dos principais vestibulares e também destacou orientações fornecidas por profissionais que já deram aulas em cursos preparatórios. A primeira é evitar revisar todo o conteúdo na véspera das provas. Nos dias que antecedem os testes, é necessário procurar relaxar. 

Treinar antecipadamente as rotas para chegar aos locais de aplicação é outro ponto interessante de preparação, para ver mais ou menos quanto tempo é gasto para o deslocamento, especialmente se a pessoa estiver de ônibus ou precisar usar um transporte via aplicativo. A recomendação é, se possível, sair bem antes do horário de aplicação das provas para evitar estresses desnecessários, como congestionamentos. 

TRANSPORTE 

O transporte público coletivo também será reforçado para atender ao possível aumento da demanda durante a realização da primeira fase do Vestibular da Unicamp. Os vestibulandos terão um ônibus reserva nos terminais Barão Geraldo e Central. Determinada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a frota reserva será disponibilizada entre 7h e 14h30. Os veículos são acionados pelas equipes de fiscalização do transporte, caso seja constatada a necessidade de reforçar a operação nos períodos de início e término das provas. 

Além disso, a linha 357 (PUCC), que opera somente em dias úteis, vai circular no domingo, excepcionalmente, com dois veículos e partidas entre 6h45 e 14h15 da região da PUC; e entre 6h e 15h do Terminal Metropolitano. Os intervalos serão de 45 minutos. O campus I da PUC-Campinas é um dos locais de realização das provas. 

A região da universidade também é atendida pela linha 351 (PUCC), que opera aos domingos, com intervalos de 90 minutos. Os demais polos que recebem as provas, nos eixos da avenida John Boyd Dunlop e nas regiões do Ouro Verde e Anhumas, já contam com oferta adequada do transporte aos domingos. 

A Emdec ainda preparou uma operação de trânsito para garantir a fluidez viária no entorno das instituições de ensino que recebem as provas. Serão dois agentes da mobilidade urbana acompanhando a circulação no campus I da PUC, na Fazenda Santa Cândida; e no campus II da Universidade Paulista (UNIP), no Swift. 

Nos demais locais, os agentes realizam vistoria e monitoramento da circulação: Unicamp (Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” - Cepre), na Cidade Universitária; campus II da PUC, no Jardim Ipaussurama; Escola Salesiana São José, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora; e Faculdade Anhanguera – campus Ouro Verde, no Jardim Morumbi. 

Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar os novos horários de partida no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha. 

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa. 

Por conta da realização do processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Campinas, que também ocorre no domingo, a Emdec determinou que os operadores disponibilizem um veículo reserva no Terminal BRT Satélite Íris, das 7h às 18h.

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR UNICAMP 2025 

Prova de Habilidades Específicas – Música: 20 a 30/9/2024 

Primeira fase: 20/10/2024 

Divulgação dos aprovados para a segunda fase e locais de prova: 22/11/2024 

Segunda fase: 1˚ e 2/12/2024 

Provas de Habilidades Específicas (exceto Música): 11 a 13/12/2024 

Divulgação dos aprovados em primeira chamada: 24/1/2025 

Matrícula virtual da primeira chamada: 27 e 28/01/2025 

Fonte: Comvest

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por