Estudantes poderão se inscrever até 6 de setembro (Antonio Scarpinetti)
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) anunciou que as inscrições para o Vestibular Unicamp 2024 foram prorrogadas até 6 de setembro, às 17h. As inscrições deverão ser feitas pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest.
Das 3.340 vagas regulares para o ingresso na Universidade, o Vestibular 2024 oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é a mesma do ano anterior: R$ 192,00 e poderá ser paga até o dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área.
O Manual do Ingresso 2024 já está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e as demais etapas. Uma das novidades desta edição é que a Comvest vai finalizar a aplicação de todas as provas ainda em dezembro deste ano, possibilitando que a divulgação do nome dos aprovados ocorra no mês de janeiro de 2024.
Datas
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023, e a segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 18 e 29 de setembro).
Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2024 já está disponível no site da Comvest.
Novidades
Outras novidades são a inclusão da cidade de Americana como local de aplicação da prova (no lugar de Santa Bárbara D’Oeste) e a mudança na distribuição de questões das diferentes disciplinas tanto na primeira fase quanto na segunda etapa do Vestibular.
Na primeira fase, pela primeira vez, passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de oito para sete para cada uma dessas disciplinas. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado, permanecendo 12 de cada disciplina.
Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos das carreiras de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão um número menor de questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.
O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa e um total de 30 questões dissertativas e uma Redação na segunda fase.