TECNOLOGIA

Unicamp lança o Portal e-Unicamp com conteúdo das aulas

Ideia é estimular uso de tecnologias e incentivar relacionamento entre docentes, alunos e a comunidade

Moara Semeghini
30/04/2013 às 11:04.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:18
A Universidade Estadual de Campinas lançou nesta segunda-feira (29) o Portal e-Unicamp (Reprodução)

A Universidade Estadual de Campinas lançou nesta segunda-feira (29) o Portal e-Unicamp (Reprodução)

A Universidade Estadual de Campinas lançou nesta segunda-feira (29) o Portal e-Unicamp. A nova ferramenta educacional foi desenvolvida a pedido de professores da universidade e reunirá vídeos, animações, simulações e ilustrações para serem usadas em salas de aula.

O acesso ao que é publicado está disponível de graça e são disponibilizados materiais das áreas de exatas, humanas e biológicas.

O e-Unicamp foi criado pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), em conjunto com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação da universidade. A ideia é estimular o uso de tecnologias na área de educação e incentivar o relacionamento entre docentes, alunos e a comunidade em geral.

Além do Portal, o usuário pode empregar o ToolDo, um software livre (open source) que permite desenvolver conteúdo multimídia, organizado em aulas, tópicos e páginas. Suas funcionalidades são acessadas via Internet, e o usuário não precisa instalar software específico para isso.

O ToolDo administra as etapas de editoração antes mesmo da publicação. Sua comunidade está no site, onde estão disponíveis fóruns de discussão. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente, valendo aí uma ressalva: o GGTE não oferece suporte ao ToolDo. Deste modo, colaborações, dúvidas ou problemas quanto ao seu uso devem ser compartilhados nesta comunidade. Outra coisa: o manual do usuário - requisitos do sistema para instalação e uso da ferramenta - está disponível no menu "downloads" deste site.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por