1ª FASE EM OUTUBRO

Unicamp divulga datas e novidade do Vestibular 2026

Comvest anunciou a redução de duas questões no segundo dia da segunda fase para deixar a prova menos exaustiva

Da Redação
25/03/2025 às 11:52.
Atualizado em 25/03/2025 às 12:26
Uma das mudanças é a redução de 20 para 18 questões no exame da segunda fase, para torná-lo menos exaustivo; universidade também lançara processo seletivo para refugiados (Alessandro Torres)

Uma das mudanças é a redução de 20 para 18 questões no exame da segunda fase, para torná-lo menos exaustivo; universidade também lançara processo seletivo para refugiados (Alessandro Torres)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou duas novidades em relação ao Vestibular 2026. Uma delas trata da redução de 20 para 18 questões na segunda fase, a outra é a abertura do processo seletivo para estudantes refugiados e em situação de risco no seu país de origem. 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou ontem a redução de questões no segundo dia da segunda fase, quando são aplicadas as provas específicas da área do curso escolhido. O objetivo, de acordo com o diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura das questões.

“A redução considera as questões da parte específica do exame, de acordo com a área de conhecimento, nas quais os candidatos se empenham mais por conta dos respectivos pesos de cada matéria. Acreditamos que, com o ajuste, os candidatos terão mais tempo para ler bem os enunciados e articular as informações solicitadas”, explicou Neto.

Com a mudança os candidatos terão, no segundo dia de provas da segunda fase, que responder à seguinte quantidade de questões: candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 5 questões de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia; candidatos da área de Ciências da Natureza, 7 questões de Biologia, 5 de Química; e candidatos da área de Ciências Exatas/ Tecnológicas, 5 questões de Física e 5 de Química.

Ainda há na prova a Matemática, com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde; e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes; e prova Interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.

As demais provas da segunda fase do Vestibular Unicamp não serão alteradas e seguem sendo, para todos, prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta); Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões; e prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

CALENDÁRIO

A Comvest também anunciou as datas do calendário para o Vestibular 2026. As inscrições poderão ser feitas de 1º de agosto a 1º de setembro, pela internet (www.comvest.unicamp.br). A primeira fase será realizada no dia 26 de outubro de 2025 e a segunda fase acontecerá nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2025. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, após a segunda fase. A Comvest vai divulgar a primeira lista de aprovados no dia 23 de janeiro de 2026.

Candidatos que atendam aos requisitos de isenção da taxa de inscrição poderão solicitar o benefício, tanto para o vestibular como para a modalidade Enem-Unicamp 2026, a partir do dia 12 de maio deste ano. Os pedidos de isenção deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 6 de junho. A lista de beneficiados será divulgada em julho.

A partir de hoje, a Virada TransCultural de Campinas busca pressionar a aprovação das cotas trans na Unicamp, pauta que será votada no dia 1º de abril por representantes da instituição.

PROCESSO SELETIVO PARA REFUGIADOS

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp também anunciou um processo seletivo para estudantes estrangeiros em situações de refúgio ou de risco no país de origem, além de migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro. O processo seletivo vai abrir as inscrições no próximo dia 10 de abril. Ele será oferecido pela primeira vez pela Unicamp de maneira sistematizada e on-line, para ingresso em seus cursos de graduação. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de abril de 2025, exclusivamente na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/refugiados-2026).

Serão 45 vagas, em 26 opções de cursos de graduação. No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher uma opção única de curso e também indicar em qual dos três idiomas oferecidos farão a prova (espanhol, inglês ou português). Somente podem se inscrever no processo pessoas que se encaixam no programa e que estejam cursando ou já tenham concluído uma graduação.

O processo se realizará em duas fases de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira, serão aplicadas provas de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT), prova de Conhecimentos Específicos (PCE), relativos às grandes áreas de conhecimento, e prova de Redação. Na segunda, análise de Compatibilidade Curricular.

A prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e a prova de Conhecimentos Específicos (PCE), obrigatórias a todos os candidatos, serão realizadas no dia 18 de maio de 2025, a partir das 13h (horário de Brasília) de maneira on-line. A prova de Leitura e Interpretação de Textos será constituída de oito questões objetivas de leitura e interpretação. A de Conhecimentos Específicos será constituída de 12 questões objetivas relativas à área específica do curso escolhido na inscrição (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas). Na Redação, será exigida uma produção textual de no mínimo 1.400 caracteres e no máximo 2.800 caracteres. Os programas de estudo e orientações para as provas estarão disponíveis na página da Comvest.

Para a fase de Análise Curricular será convocado um número equivalente a três vezes o número de vagas no curso. A lista de candidatos convocados para a fase de Análise Curricular será divulgada no dia 2 de junho de 2025 e os selecionados precisam enviar digitalmente a documentação exigida e descrita no Edital, entre os dias 3 e 6 de junho de 2025. A Análise de Compatibilidade de Currículo compete à Comissão de Graduação do curso pretendido e os critérios constam do Edital. No mesmo período, os candidatos deverão enviar, também, a documentação comprobatória da situação de refúgio ou risco, conforme as especificações que constam no Edital.

A lista de convocados para a matrícula será divulgada, na página da Comvest, em julho de 2025. A matrícula deverá ser realizada de maneira remota, pela internet. No ato da matrícula deverão ser enviadas cópias digitalizadas do original ou autenticadas em cartório dos documentos indicados no Edital do processo. 

Os estudantes convocados para matrícula poderão escolher ingressar na Unicamp no segundo semestre de 2025, como alunos especiais da disciplina de Língua Portuguesa para estrangeiros, sendo que o ingresso no curso escolhido ocorrerá no primeiro semestre de 2026. Os aprovados poderão, se desejarem, ingressar somente a partir do primeiro semestre de 2026. A Unicamp recomenda aos aprovados que não cancelem a matrícula em sua instituição de ensino original antes da efetivação da matrícula.

A Unicamp vem se destacando na promoção do acesso à educação superior para pessoas refugiadas por meio da Cátedra “Sérgio Vieira de Mello” (CSVM). Em vigência na Unicamp desde 2019, a cátedra é uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), em cooperação com universidades. Atualmente, a cátedra atua em 44 instituições brasileiras.

Segundo os dados mais recentes da Acnur, entre 2023 e 2024 a CSVM promoveu o acesso de 750 pessoas refugiadas ao ensino superior no Brasil, momento em que o deslocamento forçado atingiu níveis históricos em todo o mundo. Relatório de 2024 da Acnur aponta que 122 milhões de pessoas precisaram fugir de suas casas em decorrência de perseguição política, conflitos armados, crises humanitárias ou catástrofes naturais.

Por meio da Cátedra, a Unicamp já contava com um processo de ingresso simplificado para refugiados, mas ainda sem a possibilidade de realizar uma prova à distância. Desta maneira, espera-se que a prova online permita que pessoas que ainda não chegaram ao Brasil também possam se candidatar. Atualmente, a Unicamp conta com 54 alunos provenientes de países como Síria, Irã, Cuba, Congo, Rússia, Afeganistão e Serra Leoa, entre outros, sendo 44 deles na graduação e dez em cursos de pósgraduação.

Após ingressar na Unicamp, a universidade oferece uma rede de suporte por meio de variadas ações e órgãos, tais como uma parceria com o centro de línguas, que tem o curso de português como idioma de acolhimento, do serviço de atendimento psicológico, de bolsas de permanência e do atendimento no Centro de Saúde da Comunidade, que oferece consultas ambulatoriais e vacinas.

CALENDÁRIO VESTIBULAR UNICAMP 2026

Isenções da Taxa de Inscrição: 12/5 a 6/6/2025

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: 1/8 a 1/9/2025

Prova de Habilidades Específicas - Música: Set/2025

1ª fase: 26/10/2025

2ª fase: 30/11 e 1/12/2025

Provas de Habilidades Específicas: 3 a 5/12/2025

Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23/1/2026

Fonte: Unicamp

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por