CALENDÁRIO

Unicamp antecipa segunda fase do vestibular para dezembro

Pela primeira vez, as duas etapas do processo seletivo ocorrerão no mesmo ano

Edimarcio A. Monteiro
10/05/2022 às 08:57.
Atualizado em 10/05/2022 às 08:57
Com um dos vestibulares mais concorridos do País, a Unicamp realizará as provas de primeira fase no dia 6 de novembro e as de segunda fase em 11 e 12 de dezembro deste ano (Cedoc)

Com um dos vestibulares mais concorridos do País, a Unicamp realizará as provas de primeira fase no dia 6 de novembro e as de segunda fase em 11 e 12 de dezembro deste ano (Cedoc)

Pela primeira vez em 59 anos, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará a segunda fase do vestibular 2023 em dezembro, conforme calendário divulgado pela universidade. Essa etapa sempre ocorreu em janeiro, desde que a instituição realizou sua primeira seleção, em 1963. De acordo com o diretor da Comissão do Vestibular (Comvest), professor José Alves de Freitas Neto, a antecipação da segunda fase para dezembro beneficiará os candidatos, ao permitir que encerrem o ciclo de provas no mesmo ano.

"A comissão também se certificou de que há tempo suficiente para corrigir e divulgar as listas de convocados com bastante antecedência em relação ao início das aulas, programado para março de 2023", explica. A correção será feita mantendo-se o mesmo número de pessoas envolvidas nesse trabalho.

A Unicamp tem um dos vestibulares mais concorridos do País, atraindo candidatos de todas as regiões. As inscrições terão início no dia 1° de agosto e se encerrarão em 2 de setembro. A taxa de inscrição de R$ 192 poderá ser paga até 9 de setembro. Os pedidos de isenção do pagamento devem ser feitos de 16 de maio a 7 de junho exclusivamente pela internet, por meio do site www.comvest.unicamp.br.

As isenções podem ser pedidas por candidatos de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio, bruto mensal— R$ 1.818 — por morador do domicílio), funcionários da Unicamp/Funcamp, e também pelos estudantes que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática, Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental.

Os pré-requisitos para receber a isenção são: já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio e, no caso de famílias de baixa renda, o vestibulando ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada em julho.

Calendário

A primeira fase do Vestibular da Unicamp 2023 será no dia 6 de novembro, mas a instituição não forneceu a data em que será divulgada a lista dos aprovados para a segunda fase. Essa etapa será nos dias 11 e 12 de dezembro. De acordo com Freitas Neto, a outra data possível para a segunda fase seria nos dias 15 e 16 de janeiro de 2023, mas o prazo ficaria apertado para correção, divulgação dos aprovados, matrícula e início das aulas em março.

Além disso, como normalmente ocorre, o calendário foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de outras duas instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). O objetivo é evitar que as datas coincidam e, assim, facilitar a participação dos candidatos em mais de um processo seletivo.

O Vestibular 2023 será o primeiro da Unicamp após a volta às aulas presenciais em todas as escolas públicas e privadas de ensino médio, com a redução dos reflexos da pandemia de covid-19. O diretor do Comvest antecipou que o grau de dificuldade das provas refletirá essa mudança. "Espero que os estudantes se preparem bem, pois já está comprovado que o desempenho, o rendimento é superior com as aulas presenciais", disse.

A comissão manterá a realização do vestibular em 36 cidades brasileiras, sendo 31 no Estado de São Paulo e em cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

De acordo com Freitas Neto, as eventuais medidas de segurança em virtude da pandemia serão definidas com base nas decisões tomadas pelas autoridades de saúde na época das provas. "Se fosse hoje, a única exigência seria o uso de máscara de proteção nas salas para manter as condições isonômicas entre os candidatos", explica. Essa é uma exigência adotada atualmente pela Unicamp para as aulas presenciais.

A universidade ainda não divulgou o número de vagas que será oferecido no Vestibular 2023. No último processo de seleção, os inscritos concorreram a 2.540 vagas em 69 cursos ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba.

Calendário Vestibular Unicamp 2023

✔ Inscrições: 1º de agosto a 2 de setembro de 2022 
✔ Pagamento da taxa de inscrição: até 9 de setembro 
✔ Prova de habilidades específicas — Música: setembro-outubro 
✔ 1ª fase: 6 de novembro 
✔ 2ª fase: 11 e 12 de dezembro 
✔ Provas de habilidades específicas: 4 a 6 de janeiro de 2023 
✔ Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro 
✔ Matrícula online da primeira chamada: 7, 8 e 9 de fevereiro. Estão previstas até oito chamadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por