PATRIMÔNIO

Túnel vai passar por reforma geral

Prefeitura já iniciou os trabalhos, que incluem reparos no piso e na iluminação e uma nova pintura

Henrique Hein/AAN
07/03/2018 às 08:06.
Atualizado em 22/04/2022 às 16:39
Em obras: túnel histórico que liga as ruas Lidgerwood e Antônio Manuel, na Vila Industrial, vai passar por uma recuperação geral (Leandro Torres/AAN)

Em obras: túnel histórico que liga as ruas Lidgerwood e Antônio Manuel, na Vila Industrial, vai passar por uma recuperação geral (Leandro Torres/AAN)

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou, na manhã de terça-feira, a interdição do histórico túnel da Vila Industrial, que liga as ruas Lidgerwood e Antônio Manuel, em Campinas. O túnel ficará fechado à circulação de pedestres por 30 dias, período no qual passará por reformas. Estão previstos a recuperação do piso e da alvenaria, assim como reparos na pintura e iluminação. No final de fevereiro, reportagem do Correio Popular havia denunciado que o túnel, um patrimônio arquitetônico e símbolo da história das ferrovias no município, estava abandonado, com paredes pichadas, lâmpadas queimadas, fios e bocais soltos e piso desnivelado ou arrebentado em diversos pontos. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou na semana passada a pintura interna do túnel de pedestres. A limpeza da alvenaria e a troca das lâmpadas arrebentadas começaram no meio da última semana. Ao todo, dez lâmpadas quebradas por vândalos foram trocadas e as intervenções continuarão nos próximos dias, com o lixamento e aplicação de resina nos tijolinhos à vista que ficam nos acessos ao túnel. As placas quebradas do piso serão consertadas ou substituídas, e a limpeza periódica continuará sendo feita com jatos d’água. Construído em 1918, o centenário túnel de 200 metros é um dos patrimônios municipais tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural (Condepacc), junto com o complexo ferroviário da região central de Campinas. Vandalismo O túnel já foi usado num passado recente para exposições periódicas de quadros, painéis e gravuras. Mas o que se via nas últimas semanas eram paredes tomadas por garranchos pichados e frases de conotação sexual, iluminação precária e pisos arrebentados. O vandalismo, segundo a Secretaria, é justamente o maior obstáculo para a preservação do patrimônio. Sem as lâmpadas, por exemplo, o pedestre era obrigado a caminhar longos trechos no escuro, correndo o risco de assaltos ou ataques. E do lado de fora, o acesso ao túnel é normalmente tomado por moradores de rua, bêbados ou usuários de drogas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por