velocidade

Túnel Joá: placas confundem motorista

Sinalizações de velocidade de 40km/h, 50km/h e 60km/h estão em distância inferior a 500m

Henrique Hein/AAN
13/04/2018 às 07:47.
Atualizado em 22/04/2022 às 04:21
Quem passa pelo local se depara com placas de 40km/h, 50km/h e 60km/h em uma distância inferior a 500 metros entre elasr
 (Leandro Torres/AAN)

Quem passa pelo local se depara com placas de 40km/h, 50km/h e 60km/h em uma distância inferior a 500 metros entre elasr (Leandro Torres/AAN)

Três sinalizações com indicações diferentes de velocidade, um radar e muitas multas. Desde 2010, essa situação é rotineira no Túnel Joá Penteado, que liga o Centro de Campinas à Vila Industrial. Quem passa pelo local se depara com placas de 40km/h, 50km/h e 60km/h em uma distância inferior a 500 metros entre elas — no meio disso tudo, há um radar fixo de 50km/h posicionado. Segundo o último levantamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a via é a segunda que mais multa na cidade, atrás somente da Avenida John Boyd Dunlop. De 2010 a 2016, o túnel registrou 221.141 multas aplicadas, uma média de 31.591 por ano, de acordo com os dados da companhia. Um motoristas que pediu para não se identificar, disse que já levou duas multas no local, porque achava que a velocidade do radar era de 60km/h. Ela afirma que as infrações aconteceram dentro de um período de duas semanas. “Depois que a multa chegou na minha casa, eu comecei a prestar mais atenção. Não costumo passar muito pelo local, mas da última vez que estive lá, vi que tinha uma placa escondida no meio da escuridão informando que a velocidade é de 50km/h. Aquela típica pegadinha para enganar bobo. Sabe?” Segundo ela, os motoristas ficam confusos com tantas velocidades diferentes numa mesma via. “Nesse trecho, a gente entra e logo na nossa cara já tem uma placa dizendo que a velocidade é de 40km/h. Dá uns 50 metros, tem uma placa escondida e mal iluminada quase no teto do túnel falando que a velocidade é de 50km/h. Por fim, quando a gente sai do túnel, a velocidade muda para 60km/h. Parece que a Emdec tem tesão em multar a gente. Não é possível um negócio desse”, afirma a moça. Nota da Emdec Em nota, a Emdec justifica a necessidade da velocidade máxima de entrada ser de 40km/h. Segundo a companhia, o Túnel Joá Penteado tem características peculiares. “No sentido Centro-bairro, o túnel tem duas pistas de entrada, sendo uma pela Avenida Lix da Cunha e a outra pela Avenida Benjamin Constant. Ambas convergem em um único espaço, com raio de curva acentuado. Além disso, há mudança de luminosidade e visibilidade, por conta da entrada no espaço sem luz natural”, informou o documento. Ainda segundo a Emdec, o local está perfeitamente sinalizado e com apenas um ponto de fiscalização ativo. A companhia afirma ainda que objetivo da companhia jamais seria o de pregar pegadinhas nos motoristas. “A fiscalização eletrônica, além do caráter educacional, é a maior aliada na prevenção de acidentes e, consequentemente, preservação da vida”, ressalta a nota. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por