INFRAÇÕES

Túnel Joá Penteado é o local campeão em multas de trânsito em Campinas

Cidade registrou 568.309 penalidades aplicadas aos motoristas no ano passado

Bianca Velloso/ [email protected]
07/03/2023 às 09:08.
Atualizado em 07/03/2023 às 09:17
Av. Dr. Campos Sales, no Centro, é o segundo local onde mais se registra multas na cidade (Alessandro Torres)

Av. Dr. Campos Sales, no Centro, é o segundo local onde mais se registra multas na cidade (Alessandro Torres)

No ano passado foram aplicadas 568.309 multas em Campinas, sendo 431.418 por meio de radares e 136.891 através de talonários 'eletrônicos' com emissão feita por agentes da mobilidade urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A pedido do Correio Popular, a Emdec listou cinco locais com maior incidência de penalidades aplicadas em 2022. Excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e estacionar em cima da faixa de pedestres, estão entre as principais infrações.

O Túnel Joaquim Gabriel Penteado, popularmente conhecido como Joá Penteado, no sentido centro-bairro, ocupa a primeira posição no ranking da Emdec com cerca de 34 mil multas. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h. Motoristas que ultrapassam este limite são flagrados pelo radar. A infração por excesso de velocidade é dividida em três níveis de gravidade. Se o motorista ultrapassar em 20% o limite da via, a infração é considerada média e ele perderá quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se superar o limite de velocidade entre 20% a 50%, a infração é considerada grave e o motorista perderá cinco pontos. Se trafegar acima de 50% do limite de velocidade no local, o condutor é enquadrado em infração de natureza gravíssima, com a perda de sete pontos na CNH.

Em segundo lugar na lista elaborada pela Emdec, está o cruzamento entre a Avenida Doutor Campos Sales e a Rua Álvares Machado, que tem um sinal vermelho e radares. Nesse local, foram registradas 15.328 notificações de penalidade em 2022. O avanço no sinal vermelho é uma infração de trânsito gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse caso, o motorista perde sete pontos na CNH e pagar multa de R$ 293,47. 

Um comerciante que tem um estabelecimento na Avenida Doutor Campos Sales, que não quis se identificar, confirmou que é comum ver infrações de trânsito no local. “Nesse pedaço aqui acontecem várias infrações. Particularmente, eu acho que o número de multas ainda é pouco, porque aqui é comum ver o excesso de velocidade de ônibus e moto, motoristas que passam pelo sinal vermelho e param na faixa de segurança”, indicou. 

O comerciante disse ainda que os motoristas, em geral, são mal-educados no trânsito e a aplicação de multas não resolve essa questão. “A melhor solução seria, ao invés, de aplicar multas financeiras, obrigar os motoristas infratores a realizarem cursos educativos. Por exemplo, se o motorista estaciona na calçada, ele deveria fazer um curso de uma semana para aprender a nunca mais fazer isso, em vez de receber multa. A pessoa vai ter seu dia a dia alterado e vai pensar duas vezes antes de fazer”, afirmou. 

Já Paulo Prado, que tem uma loja de pisos na marginal da Avenida John Boyd Dunlop, a implementação de lombadas seria uma solução para resolver o problema de constantes infrações de trânsito na região. De janeiro a dezembro de 2022, foram registradas 11.387 multas no trecho da Estação Bela Aliança na Avenida John Boyd Dunlop, próximo a loja de Prado. “É bem comum aqui na região o pessoal passar o sinal vermelho, andar em velocidade acima do permitido. Acontecem muitos acidentes, tanto na via expressa, quanto na marginal. Está bem perigoso aqui. Lombada seria uma boa solução para obrigar os motoristas a reduzir a velocidade”, sugeriu o comerciante. Segundo a Emdec informou ao Correio Popular, há um projeto para implantação de lombada na marginal Rua Tom de Araújo, no sentido bairro-centro. 

Em nota a Emdec destacou que a aplicação de multas e, consequentemente, a arrecadação são motivadas exclusivamente pelo descumprimento das Leis de Trânsito. Além disso, a Emdec disse que os radares são instrumentos instalados nas vias que têm por finalidade colaborar para a preservação de vidas no trânsito e a aplicação de penalidade é uma forma de favorecer o cumprimento das leis vigentes, prevenir acidentes e mortes no trânsito. “Além das ações educativas e de engenharia de tráfego, a fiscalização é instrumento do Poder Público para promover a segurança viária e salvar vidas no trânsito”, explicou. 

A Emdec citou a campanha “#desacelera - A vida já passa muito rápido”. “O objetivo principal foi alertar que a mudança de comportamento dos condutores pode prevenir mortes e feridos graves no trânsito, especialmente nos casos em que o excesso de velocidade é o principal fator de risco”, finalizou a nota.

LOCAIS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE MULTAS EM CAMPINAS EM 2022

Túnel Joaquim Gabriel Penteado (sentido Centro – bairro), 100 metros anterior à
saída
33.988 Notificações de Penalidade

Av. Dr. Campos Sales x Rua Álvares Machado
15.328 Notificações de Penalidade

Avenida José Amgarten (Campinas - Viracopos), 900 metros depois da Rodovia
Santos Dumont (SP-75)
14.610 Notificações de Penalidade

Rua Carolina Florence (Centro – bairro) x Av. Theodureto Almeida Camargo
11.947 Notificações de Penalidade

Av. John Boyd Dunlop (B/C) x Estação Bela Aliança
11.387 Notificações de Penalidade

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por