SÃO PAULO-CAMPINAS

Trem Intercidades motiva viagem de Tarcísio à Europa

Governador fará sua segunda visita ao continente para atrair potenciais investidores do projeto

Edimarcio A. Monteiro [email protected]
27/01/2024 às 10:22.
Atualizado em 27/01/2024 às 10:22
Governo paulista considera estratégico o sucesso do leilão marcado para o fim de fevereiro; o TIC está programado para começar a funcionar em 2031, percorrendo os 101 km entre as estações Cultura (antiga Fepasa), no Centro de Campinas, e Barra Funda, São Paulo, em 64 minutos (Kamá Ribeiro)

Governo paulista considera estratégico o sucesso do leilão marcado para o fim de fevereiro; o TIC está programado para começar a funcionar em 2031, percorrendo os 101 km entre as estações Cultura (antiga Fepasa), no Centro de Campinas, e Barra Funda, São Paulo, em 64 minutos (Kamá Ribeiro)

Faltando pouco mais de um mês para a abertura das propostas da licitação internacional do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fará uma viagem à Europa para atrair investidores. Ele visitará, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, Madri (Espanha), Milão (Itália) e Paris (França), países que contam com grandes operadores privados de transporte ferroviário de passageiros. O sucesso da concorrência, com leilão marcado para o dia 29 do próximo mês, é considerado estratégico pelo governo paulista por dois aspectos.

Ele será o primeiro projeto de privatização através da formação de Parcerias Públicos-Privadas (PPI), por meio das quais a Administração pretende atrair cerca de R$ 220 bilhões de investimentos com 15 projetos até 2026, e marcará a retomada do modal ferroviário de passageiros para ligar a capital do Estado a algumas das principais cidades paulistas. Além de Campinas, há projetos de trens expressos para Sorocaba, São José dos Campos e Santos.

“São Paulo merece uma rede de transportes de metrô e trens cada vez maior e melhor para atender a quem vai e quem vem, para reduzir distâncias, para facilitar o dia a dia de quem não tem tempo a perder”, publicou o governador em uma de suas redes sociais. A ligação São PauloCampinas faz parte do TIC Eixo Norte, com investimento previsto em R$ 13,5 bilhões e que prevê a implantação de um segundo projeto, o Trem Intermetropolitano (TIM) Campinas-Jundiaí. A vencedora da licitação assumirá também a operação Linha 7-Rubi, hoje sob responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

INTERESSADOS

A viagem de Tarcísio será a terceira internacional para apresentar o Trem Intercidades aos potenciais investidores. Em março passado, logo após assumir o governo, ele esteve na França, Reino Unido e Espanha. Em maio, o governador foi aos Estados Unidos. Na nova ida à Europa, ele também apresentará as privatizações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), além da construção do túnel Santos-Guarujá.

A comitiva terá a participação do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e do presidente da Invest SP, Rui Gomes.

Já o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), esteve neste mês na China para divulgar o Trem Intercidades São Paulo-Campinas. No continente asiático, ele participou de reuniões com a construtora ferroviária CRCC e a fabricante de trens CRRC.

“O Governo de São Paulo busca atrair mais investimentos privados para o Estado, a fim de melhorar os resultados dos serviços públicos, acelerar o desenvolvimento, incentivar a geração de empregos e renda e reduzir as desigualdades”, disse o vicegovernador.

Informações extraoficiais apontam que grupos brasileiros e internacionais de diferentes setores estão discutindo a formação de consórcios para disputar a licitação do TIC São Paulo-Campinas. As negociações envolveriam construtoras, fornecedoras de equipamentos ferroviários e operadoras desse serviço.

Além das empresas chinesas, também estariam interessadas as francesas Alstom e Vinci, as espanholas Acciona e CAF, a alemã Siemens, a sul-coreana Hyundai e a japonesa Hitachi. No Brasil, o projeto atraiu os interesses da CCR, que administra linhas de metrô em São Paulo e Bahia, do Grupo Comporte, que em março de 2023 assumiu a operação do metrô de Belo Horizonte (MG), e do fund

EXPANSÃO FERROVIÁRIA

O projeto da privatização do Eixo Norte será implantado em duas fases. O primeiro a entrar em operação será o TIM, em 2029, com paradas em Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí. A passagem prevista é de R$ 14. O TIC está programado para 2031, percorrendo os 101 km entre as estações Cultura (antiga Fepasa), no Centro de Campinas, e Barra Funda, São Paulo, em 64 minutos. Esse serviço terá apenas uma parada em Jundiaí, com o valor máximo do serviço expresso estabelecido no edital sendo de R$ 64.

“Infelizmente, o Trem Intercidades não será competitivo como deveria ser. O tempo não será tão diferente do que é praticado por modos rodoviários. A tarifa será muito cara”, avaliou o técnico em transporte ferroviário Thiago Silva, estudioso e pesquisador do sistema público de transporte. Ele explicou que uma família de quatro pessoas teria uma despesa de R$ 512 apenas com passagens na viagem entre as duas metrópoles. “Hoje, mesmo com o custo do pedágio e combustível, sai mais barato ir de carro”, comparou.

A próxima etapa do empreendimento é a realização de três audiências públicas para discutir os estudos de impacto ambiental. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) marcou a primeira reunião para o dia 6 de fevereiro em Campinas, com as outras sendo realizadas em Jundiaí (8) e São Paulo (15).

As reuniões são para discussão do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (|EIA/Rima), que é exigido no licenciamento de empreendimentos e atividades que possam causar significativos impactos ambientais. O Consema é um órgão consultivo formado por 36 membros, sendo metade representante de órgãos governamentais e os outros 50% são da sociedade civil.

Além do TIC, os encontros também avaliarão o projeto de segregação de transporte ferroviário de cargas, que passará a ser feito por um ramal ainda a ser construído entre Campinas e Água Branca, na capital. A linha hoje existente será destinada exclusivamente ao transporte de passageiros, havendo uma terceira apenas para o trem expresso Trem Intercidades a partir de Jundiaí até a capital. As obras estão programadas para começar no segundo semestre de 2025.

O TIC São Paulo-Campinas deverá ser o primeiro da proposta de retomada do transporte ferroviário de passageiros no Estado, com o governo paulista prevendo implantar 356 quilômetros de malha, incluindo mais três rotas. A Secretaria Estadual de Transporte Metropolitanos (STM) revelou, durante evento no Instituto de Engenharia de São Paulo, a análise de projetos de trem intercidades ligando a Capital até Sorocaba, Santos e São José dos Campos.

Essa última ligação depende do avanço ou não do projeto do governo federal de implantar o trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, com uma parada na cidade do Vale do Paraíba. O próximo serviço ferroviário programado para ser implantado é o Capital-Sorocaba, com a concorrência pública prevista para ser lançada em 2025. O trajeto de 94 km tem investimento estimado em R$ 10 bilhões e uma demanda de 40 mil passageiros/dia. Essa linha terá estações na Água Branca, em São Paulo, e nas cidades de São Roque, Tobias e Sorocaba.

Já o trajeto Capital-Santos tem mais quatro estações programadas – Tamanduateí, Santo André, Mauá e Cubatão. A estimativa é transportar em todos esses serviços 142 mil passageiros por dia, dos quais 60 mil apenas entre São Paulo e Campinas.

Em um recente encontro com empresários, o governador Tarcísio de Freitas apresentou projetos de expansão do Metrô paulistano para a Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com ele, em 2025 haverá uma ligação até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele também divulgou a elaboração de estudo para expansão da linha 4 da Vila Sônia até Taboão da Serra e da linha 5 até o Jardim Ângela. “A gente vai tirar o Metrô da cidade de São Paulo e vamos alcançar a Região Metropolitana”, afirmou Tarcísio. “Tenho certeza que (2025) será um ano particularmente especial para a nossa infraestrutura”, acrescentou o governador. “Seguiremos investindo para que os trilhos cresçam, se multipliquem e que o Estado siga sendo sempre referência em infraestrutura”, completou. 

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