Atendimentos ainda serão feitos de maneira presencial hoje, das 13h às 17h; até o dia 6 de janeiro, serviços eleitorais devem ser acessados pela internet
Mais de 274 mil eleitores campineiros deixaram de votar na última eleição municipal, realizada em outubro deste ano, mas apenas 71,5 mil justificativas foram apresentadas até o momento; durante o recesso, os serviços eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral continuarão disponíveis todos os dias de forma on-line (Rodrigo Zanotto)
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) anunciou que funcionará em esquema de plantão a partir de hoje, 20 de dezembro. O recesso forense vai até o dia 6 de janeiro. Nesse período, os cartórios da capital e do interior, inclusive de Campinas, estarão abertos para atendimento ao público de maneira presencial hoje e nos dias 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h.
Durante esse recesso, os serviços eleitorais continuarão disponíveis todos os dias de forma on-line, no site https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/. Quem precisar de atendimento poderá acessá-los por meio do endereço eletrônico (https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/). É possível solicitar alistamento, transferência e revisão do título eleitoral, justificar ausência nas urnas nas últimas eleições, consultar a situação eleitoral, pagar multas e emitir certidões.
Campinas possui 884.876 eleitores. Na última eleição municipal, em outubro deste ano, deixaram de votar 274.043 pessoas, o equivalente a 30,97% do colégio eleitoral da cidade. Segundo o TRE-SP foram recebidas 71.598 justificativas. Os eleitores que deixaram de votar e de justificar ficarão em débito com a Justiça Eleitoral e não poderão obter a certidão de quitação eleitoral. Quem não votar em três turnos consecutivos e não justificar a ausência, terá o título sujeito a cancelamento. Como o voto no Brasil é obrigatório, quem não vota e não justifica enfrenta uma série de impedimentos transitórios: obter passaporte, fazer matrículas em estabelecimentos oficiais de ensino, tomar posse em concurso público, entre outros.
Para a regularização, é necessário o pagamento de multa de R$ 3,51, referente a cada turno em que o eleitor deixou de votar. A Guia Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas pode ser obtida no site do TRE ou em qualquer cartório eleitoral. É possível realizar o pagamento por meio de Pix ou cartão de crédito. No município, os cartórios estão em novo endereço: Rua General Osório, nº 1.041, no Centro da cidade, abrigando as seguintes zonas eleitorais: 33ª, 274ª, 275ª, 378ª, 379ª, 380ª e 423ª. O novo espaço é climatizado, está adequado às regras de acessibilidade e ainda tem ampla área para atendimento ao público e armazenamento das urnas eletrônicas.
OUVIDORIA
O funcionamento da Ouvidoria do TRE-SP e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) também será alterado durante o período de recesso forense. O atendimento presencial estará suspenso entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, no entanto permanecem disponíveis os formulários eletrônicos da Ouvidoria e do SIC.
Também é possível obter informações pela Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor, pelo número 148, inclusive nos fins de semana e feriados, por meio da ferramenta Unidade de Resposta Audível - URA. Haverá atendimento personalizado, realizado por atendentes, nos dias 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 9h às 18h.
PLANTÃO JUDICIÁRIO
As zonas eleitorais responsáveis pelos registros de candidaturas na capital e no interior terão plantão judiciário de forma presencial nos dias 20 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h. Também atenderão por meio do Balcão Virtual em 26 e 27 de dezembro.
De acordo com a nota divulgada pelo TER-SP, o plantão judiciário de 2º grau ocorrerá em sistema de revezamento entre os integrantes da Corte Eleitoral, também de forma presencial, nos mesmos dias e horários de funcionamento das zonas eleitorais. O agendamento de atendimento às advogadas e aos advogados será por e-mail, nos endereços constantes na Resolução TRE-SP nº 657/2024.
Já a Secretaria Judiciária fará o atendimento ao público externo em 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro das 13h às 17h, presencialmente e através do Balcão Virtual. O plantão destina-se exclusivamente ao exame das medidas de caráter urgente que não possam aguardar o fim do feriado forense ou cuja demora possa resultar risco de grave prejuízo ou de difícil reparação.
FUNCIONAMENTO EM JANEIRO
De acordo com a Portaria TRE-SP nº 323/2024, o horário de atendimento ao público na secretaria do Tribunal e nos cartórios eleitorais de 7 a 31 de janeiro será das 13h às 17h. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato com o atendimento telefônico do TRESP pelo número 148 para obter mais informações sobre os serviços eleitorais.
TIRA-DÚVIDAS
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) elaborou um tira-dúvidas para auxiliar a eleitora e o eleitor a resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral. Desde o fim das eleições, todos os pontos de atendimento da Justiça Eleitoral voltaram a emitir o título, fazer a revisão de dados e a transferência de domicílio eleitoral.
Somente de 5 de novembro, data da reabertura do cadastro, até o último dia 5, a Justiça Eleitoral paulista atendeu 135.929 pessoas, uma média de 4.531 atendimentos por dia. Foram 60.021 atualizações cadastrais, 47.393 alistamentos (emissões do 1º título) e 28.515 transferências de domicílio. A maior parte do público (111.694 pessoas) foi atendida de forma presencial, o que representou 82% do total.
Para quem precisa tirar o título, a Justiça Eleitoral recomenda o atendimento presencial, devido à necessidade da coleta da biometria. O solicitante pode escolher o cartório mais próximo de sua residência e fazer o agendamento prévio. No momento do comparecimento ao cartório, é preciso levar um documento de identificação, que pode ser o RG, a carteira de trabalho ou o passaporte, por exemplo, e um comprovante de residência, que deve ter sido emitido nos últimos três meses, em nome do solicitante ou de seus pais.
São aceitos, entre outros, contas de luz, água ou telefone e envelopes de correspondência. Pessoas do gênero masculino maiores de 18 anos devem levar o certificado de quitação do serviço militar. Concluído o processo com sucesso, o título impresso poderá ser entregue ao solicitante. Posteriormente, o documento também poderá ser baixado pelo aplicativo e-Título. O download do app é gratuito na Google Play e App Store. Atualmente, mais de 85% do eleitorado que vota em São Paulo tem a biometria coletada.
Os jovens que completaram 15 anos também podem tirar o título, no entanto somente podem só podem votar, de forma facultativa, ao completarem 16 anos até o dia da eleição. De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo também para os analfabetos e os maiores de 70.
Quem não votou no 1º nem no 2º turno das eleições 2024 deve apresentar a ausência à eleição em até 60 dias após cada turno de votação. Portanto, o prazo para justificar a falta no 1º turno terminou em 5 de dezembro. Quem perdeu o prazo deve pagar multa no valor de R$ 3,51. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas é obtida no Autoatendimento Eleitoral (opção Débito Eleitoral) e pode ser paga por Pix ou cartão de crédito. Já a justificativa de ausência no 2º turno pode ser feita até 7 de janeiro pelo aplicativo e-Título, Autoatendimento Eleitoral ou Sistema Justifica. É preciso anexar documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento.
Quem estava no exterior no dia da eleição deve apresentar passagens, cartões de embarque ou carimbos no passaporte, entre outros documentos que justifiquem a ausência. Nessa situação o prazo é de 30 dias, a contar da data de retorno ao Brasil.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram