holambra

Tratoraço contra fim de isenção do ICMS

500 produtores da região devem participar de protesto simultâneo no Estado

Francisco Lima Neto
06/01/2021 às 07:58.
Atualizado em 22/03/2022 às 13:51
Enquanto produtores alegam prejuízos no setor, governo alega aumento de R$ 7 bilhões na arrecadação (Cedoc/RAC)

Enquanto produtores alegam prejuízos no setor, governo alega aumento de R$ 7 bilhões na arrecadação (Cedoc/RAC)

Cerca de 500 produtores de flores Holambra foram convocados pelas cooperativas Veiling Holambra, Cooperflora e Cooperativa de Insumos (que congrega os produtores de flores, frutas, legumes e verduras) para aderir ao Tratoraço, uma manifestação que acontecerá em todo o Interior Paulista, amanhã, às 8h, contra o fim da isenção de 4,14% sobre o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos produtos agrícolas no Estado de São Paulo.

Em Holambra, a concentração de tratores e veículos agrícolas será em frente ao Moinho Povos Unidos, de onde os produtores sairão em carreata, percorrendo as ruas da cidade, a fim de chamar a atenção dos consumidores de que esse aumento recairá sobre o preço final dos produtos. O objetivo do tratoraço é fazer com que o governador João Doria (PSDB) revogue os Decretos 65.254 e 65.255/2020, que vigoram a partir deste mês.

O diretor geral da Cooperativa Veiling Holambra, Jorge Possato Teixeira, afirmou que o setor já contabiliza prejuízos desde o começo da pandemia da Covid-19. "Depois de perderem praticamente toda a produção em março do ano passado, os produtores de flores e plantas ornamentais têm se reinventado a cada dia para manter os seus negócios e abastecer o mercado. Todos tiveram que enfrentar, em 2020, os aumentos de insumos e mudas decorrentes da variação do dólar e os sequentes aumentos nos preços dos matA assessoria de imprensa eriais e de embalagens", diz.

A Cooperativa Veiling Holambra tem cerca de 400 produtores associados. A Cooperflora congrega outros 80 produtores de flores e plantas. A Cooperativa de insumos atende os produtores flores, frutas, legumes e verduras.

O Estado de São Paulo infomrou que a alíquota padrão do ICMS é de 18%. Por esta razão, as alíquotas inferiores são incentivo fiscal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por