campanha

Transporte veste a camisa do 'Outubro Rosa'

As empresas do transporte coletivo aderiram à campanha do Outubro Rosa, neste mês que foi escolhido mundialmente para marcar a luta contra o câncer

Da Agência Anhanguera
08/10/2019 às 08:09.
Atualizado em 30/03/2022 às 14:57

As empresas do transporte coletivo de Campinas aderiram à campanha do Outubro Rosa, neste mês que foi escolhido mundialmente para marcar a luta contra o câncer de mama. Por conta disso, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), juntamente com as concessionárias do transporte urbano de Campinas se juntaram para apoiar a campanha.  As concessionárias Expresso Campibus, Itajaí, Onicamp, VB1 e VB3 adesivaram cinco ônibus do transporte urbano com a cor rosa, os quais irão operar durante todo o mês de outubro pelas ruas da cidade. A Transurc coloriu o site http://www.transurc.com.br com a cor rosa, está divulgando a campanha no Facebook e distribuiu laços rosa para toda a equipe de funcionários, convidados a usar o adereço no uniforme durante o mês de outubro. As ações reforçam a campanha mundial de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Os ônibus e nossos canais de comunicação têm visibilidade para uma grande parcela da população. Então, ao apoiar a causa, esperamos contribuir para que cada vez mais mulheres façam a prevenção ao câncer de mama”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc. A doença O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma (apresenta tumores de diferentes tipos). O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos em mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, mas, acima dessa idade, sua incidência cresce, especialmente após os 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente no Brasil surgem 57 mil novos casos. Diversos fatores estão relacionados à doença. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. Além desses, há fatores importantes, como obesidade, principalmente após a menopausa, sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes (raios X). Entre os fatores hormonais, são situações importantes a primeira menstruação antes de 12 anos, o fato de não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar após os 55 anos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa. Principalmente após os 40 anos ou antes disso para quem tem histórico familiar da doença, a mamografia anual é o exame mais indicado para a detecção da doença. Núcleo de Voluntárias vende peças no Parque D. Pedro Até 31 de outubro, quem for ao Parque D. Pedro Shopping poderá colaborar com pacientes vítimas do câncer de mama e seus familiares. Basta adquirir um dos produtos artesanais confeccionados pelo Núcleo de Voluntárias Prof. Dr. Eduardo Lane, do Hospital da Mulher Prof. José Aristodemo Pinotti (Caism), da Unicamp. A novidade este ano é a comercialização de camisetas alusivas à campanha do Outubro Rosa. Em 2019, a parceria entre o Parque D. Pedro Shopping e o Caism completa três anos e faz parte das ações do combate ao câncer de mama. No Bazar Beneficente, localizado no Corredor de Pedras, é possível adquirir produtos artesanais e de qualidade, com valores de R$ 5,00 a R$ 100,00. E para vestir a ideia da prevenção da doença e divulgar o movimento, estão à venda camisetas nas cores rosa e pink. Os itens seguem embalados em uma linda sacola decorada para o Outubro Rosa e, ainda, com um flyer trazendo informações sobre o câncer de mama. O valor arrecadado com a venda permite a aquisição de tecidos e materiais de costura para a produção de novas peças e, ainda, cestas básicas, produtos de higiene pessoal, medicamentos e outros itens para pacientes em situações sociais restritas. Além das peças de artesanato, o Núcleo de Voluntariado também doa diretamente a pacientes, por exemplo, bojos de sutiã para casos de mastectomia e turbantes para pacientes em quimioterapia. O Bazar Beneficente do Núcleo de Voluntariado Prof. Dr. Eduardo Lane, que existe desde 2005, é composto por mulheres de várias idades que se reúnem semanalmente para a produção de artigos de artesanato e costura e também fazem as toucas para os recém-nascidos do Caism, considerado hospital de referência de maior complexidade para uma região de mais de seis milhões de pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por