EM CAMPINAS

Transportadores escolares podem fazer a vistoria em seus veículos

De acordo com o Detran, a expectativa é realizar 340 inspeções este ano

Da Redação
18/01/2023 às 10:40.
Atualizado em 18/01/2023 às 10:40
A inspeção veicular é indispensável para que os profissionais possam continuar operando na cidade (Kamá Ribeiro)

A inspeção veicular é indispensável para que os profissionais possam continuar operando na cidade (Kamá Ribeiro)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já está com a inspeção veicular semestral aberta para os profissionais que operam com o transporte escolar em Campinas. Na cidade, a análise deve ser feita na unidade do órgão localizado no Campinas Shopping, que fica na Rua João Carlos Nougues, s/nº, Jardim do Lago. Não há necessidade de agendamento, independente do final da placa. São estimadas 340 inspeções em 2023.

Em Campinas, segundo a assessoria do Detran, as vistorias são realizadas apenas às segundas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para obter a licença semestral obrigatória é possível também aguardar o calendário oficial, com datas-limite, que vão de fevereiro até junho na cidade, de acordo com o final da placa (veja quadro abaixo).

No ato da vistoria veicular, o motorista deve apresentar cópias do RG, CPF, CNH categoria D com a observação de condutor de transporte de escolares, comprovante de endereço, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, requerimento para uso de veículo em transporte escolar e laudo da revistoria semestral de veículos de transporte escolar. O valor da taxa de inspeção semestral é de R$ 188,43 e pode ser paga nos bancos conveniados ou nos caixas eletrônicos.

Conforme alerta o Detran, o motorista não pode circular com o laudo de vistoria do veículo de transporte escolar vencido. A inspeção verifica os itens de segurança, como faixa horizontal com a inscrição "ESCOLAR", cronotacógrafo (equipamento para medir velocidade), cinto de segurança, extintor de incêndio com carga de pó químico seco ou de gás carbônico, dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros (em casos de acidentes), lanternas de luz branca, fosca ou amarela que devem estar fixadas na parte superior dianteira do veículo, e de luz vermelha nas extremidades da parte superior traseira, entre outros.

Para obter a licença para transporte escolar o interessado deve ter idade superior a 21 anos e CNH na categoria D; comprovar a realização de curso especializado para transporte de escolares e o veículo deve estar licenciado para o ano de exercício e registrado como veículo de passageiros, classificado na categoria aluguel.

CALENDÁRIO OFICIAL DE INSPEÇÃO

✔ Fevereiro: veículos de transporte escolar com placas terminadas em 1 e 2 

✔ Março: veículos de transporte escolar com placas terminadas em 3 e 4 

✔ Abril: veículos de transporte escolar com placas terminadas em 5 e 6 

✔ Maio: veículos de transporte escolar com placas terminadas em 7 e 8 

✔ Junho: veículos de transporte escolar com placas terminadas em 9 e 0

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por