Procurando atender as demandas do século 21, o Porto Seguro atualiza sempre o projeto
Valorização da leitura desde a mais tenra idade: a instituição é certificada pelo Programa das Escolas Associadas da Unesco, órgão da ONU (Divulgação)
Prestes a completar 140 anos, o Colégio Visconde de Porto Seguro foi fundado, segundo documentos históricos da própria entidade, com o objetivo de prover aos filhos dos imigrantes alemães uma “educação que os habilitassem a se expressar na língua de seus pais e que cultivasse a história e geografia da pátria brasileira”. A escola está entre as 142 unidades de ensino alemãs espalhadas pelo mundo, consideradas como excelente pelo governo alemão. Além disso, a instituição também é certificada pelo Programa das Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Procurando atender as demandas do século 21, o projeto pedagógico é atualizado frequentemente. Contudo, as origens são mantidas: o alemão é introduzido já no Infantil 3, para crianças a partir de 3 anos. O idioma inglês, por sua vez, começa no Infantil 5, onde estudam crianças com, no mínimo, 5 anos. Os pais podem optar, porém, pelo inglês como formação complementar. Nesses casos, a linguagem é ensinada a partir dos 3 anos. Diretora Institucional do Portinho, Lilian Brunner afirma que em um mundo globalizado, “há que se ter um programa plurilinguístico”, que promova a convivência entre povos. “Conhecer e reconhecer as distintas características culturais e se comunicar com pessoas diversificadas, ajuda a romper barreiras do desconhecido, promovendo o respeito e a empatia entre elas”, completa. A educadora orienta que “com crianças pequenas, a introdução de um novo idioma ocorre por meio de brincadeiras, do trabalho lúdico e de vivências cotidianas, contextualizando esse segundo idioma e relacionando-o com o que elas já conhecem e trazem como bagagem de vida”. Contudo, pais devem optar pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, segundo ela, principalmente pela entidade prezar pelo “conhecimento adquirido, pela convivência entre as pessoas, pelo autoconhecimento, que são viabilizados e valorizados na formação de cada ser”. A educadora explica que é importante pensar em um espaço que valorize a cultura da infância, pelo fato de se tratar da fase mais significativa para as vivências, explorações e experimentações. Em sua concepção, o currículo precisa ser interdisciplinar, possibilitando o desenvolvimento de diferentes linguagens, da música, da arte e do corpo. Isso, com o auxílio de profissionais especializados em referentes áreas, além do apoio de um pedagogo. “Que o brincar faça parte do cotidiano da criança de forma intencional”, contextualiza, completando que as práticas pedagógicas precisam favorecer a socialização, valorizando, entre outros, às diferenças. Por fim, Lilian ressalta que a instituição pratica um currículo de excelência, “no qual o conhecimento regular e necessário se une a inteligência socioemocional. Oferecemos um currículo de valores, com ênfase no caráter social e cultural — bagagem necessária para a vida de todo aluno”. “Trabalhamos no Porto o Programa Mentoria. Nele, a partir do Infantil 4, os alunos têm voz ativa e podem desenvolver suas potencialidades e expandir suas possibilidades de maneira integral, desde a mais tenra idade até o final do Ensino Médio, quando se lançam para uma nova etapa de suas vidas”, acrescenta. Para ela, “a estrutura ímpar do colégio serve de alicerce para que cada estudante possa ser a melhor versão de si mesmo, descobrindo seus múltiplos talentos e como transformar a nossa realidade, construindo um mundo bem melhor”. “Esta é a missão do Porto”, encerra. História da instituição teve início em 1878 Desde 2010, moradores da região passaram a ter um novo espaço para que seus filhos de até 5 anos pudessem aprender brincando. A história do colégio, porém, começou em 22 de setembro de 1878. Bernhard Staudigel, que era cônsul honorário da Alemanha no Brasil, fundou com compatriotas a Sociedade Mantenedora da Escola Alemã. Foi instalada. Em 7 de janeiro do ano seguinte, a instituição iniciou os trabalhos com 52 alunos. A entidade se desenvolveu rapidamente, fato que motivou a visita de Dom Pedro II em 1886. O crescimento resultou na expansão para mais duas unidades, situadas na Consolação e na Barra Funda. A 2ª Guerra, porém, culminou em algumas mudanças. A principal, foi o abandono do ensino alemão na época. O nome precisou ser alterado para Ginásio Brasileiro Alemão. Posteriormente, foi modificado novamente, instituindo-se a nomenclatura usada até hoje. Saiba mais: https://www.portoseguro.org.br/ Fones: (19) 3849-6121 e 3859-6000.