Estatal negocia com prefeituras locais para instalação das estações urbanas do futuro trem-bala
Obras de construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos, que receberá conexão com uma das estações de embarque do futuro trem-bala em Campinas (Dominique Torquato/AAN )
O diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Hélio Mauro França, anunciou ontem no LatAm 2013, evento realizado em São Paulo para debater o modal ferroviário, que até o final do mês a empresa definirá o traçado e a localização das estações do trem de alta velocidade (TAV) entre Campinas e o Rio de Janeiro. Para fechar o projeto, a EPL vem se reunindo com as prefeituras que receberão as estações para colher as demandas dos prefeitos em relação aos trajetos e as paradas dentro dos municípios, uma vez que a maioria das estações estará nas áreas centrais das cidades.
Em Campinas, as reuniões estão ocorrendo desde fevereiro com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdec) para estabelecer o caminho que o trem fará para chegar à estação central (próxima ao Terminal Rodoviário). Na terça-feira França se encontrou com o presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küester, para iniciar os trabalhos de integração do trem ao aeroporto. A estação em Viracopos ficará no terminal de passageiros que será concluído em maio de 2014 e que terá um espaço reservado para a estação do trem, que será subterrânea e com acesso direito dos passageiros ao terminal. O trem, no entanto, só chegará a Campinas em 2020, caso não haja mais adiamentos.
Reuniões semelhantes estão ocorrendo em São Paulo, São José dos Campos, Aparecida, Barra Mansa, Volta Redonda e Rio de Janeiro, além de representantes dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Galeão. A definição dos traçados e das estações é essencial para que a EPL possa dar seguimento ao licenciamento ambiental.
O edital de concessão para exploração de serviço público de transporte ferroviário de passageiros por trem de alta velocidade foi publicado em dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O leilão que definirá o grupo responsável pela operação, manutenção e conservação do TAV está programado para o dia 19 de setembro deste ano, na Bolsa de Mercadorias e Futuros da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). No local, estão previstas reuniões de esclarecimento do edital e seus anexos no dia 19 de março.
Campinas está avaliando a implantação de uma operação urbana na região da Estação Cultura, como estímulo à valorização imobiliária e à atração de investimentos na área para poder, assim, financiar a infraestrutura necessária para garantir o acesso à futura estação do trem de alta velocidade (TAV).
O governo federal, disse o diretor da EPL, Mauro Sérgio França, pretende compensar os investimentos que fará na infraestrutura do trem com essa valorização imobiliária a ser compartilhada entre Município e União. “A infraestrutura será patrimônio da sociedade e estamos discutindo com as prefeituras que terão estações como obter valorização imobiliária nesses entornos. Essa valorização irá agregar valor à chegada do empreendimento”, afirmou.