ELEIÇÕES

Total de filiados sobe 8% em Campinas

STE indica que entre os dez maiores partidos no Município, o PT é o único que registra retração

Daniel de Camargo
10/08/2018 às 07:13.
Atualizado em 23/04/2022 às 05:25
Avaliação de cientista Leandro Consentino aponta que "ao mesmo tempo que a crise trouxe desencanto, ela resultou em um maior engajamento" (Cedoc/RAC)

Avaliação de cientista Leandro Consentino aponta que "ao mesmo tempo que a crise trouxe desencanto, ela resultou em um maior engajamento" (Cedoc/RAC)

O número de eleitores filiados a partidos políticos em Campinas cresceu cerca de 8% entre 2014 e 2018. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última eleição para presidente da República, deputados (estaduais e federais) e senadores, o número era de 44.130 pessoas. Atualmente, os registros indicam 47.979 cidadãos, ou seja, um aumento de 3.849 associados. Os números atuais, entretanto, representam apenas cerca de 6% de todo eleitorado do município, contabilizado em 849.127 votantes. Leandro Consentino, cientista político do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), atribuí essa multiplicação no número de membros dos partidos a dois fatores. Primeiramente, ele cita que muitos partidos aderiram a plataformas on-line que, permitem a vinculação pela internet. Com essa facilidade, a população pode realizar o procedimento sem sair de casa. O especialista analisa ainda que, “a despeito de tudo que é noticiado e indica o contrário”, as pessoas estão se interessando mais pela política. “Isso não quer dizer que elas estejam, necessariamente, entusiasmadas. Mas, a curiosidade e a indignação foram despertadas. No caso, a busca por respostas”, enfatiza, completando que o cidadão quer contribuir de alguma forma. De acordo com Consentino, ao mesmo tempo que a crise trouxe desencanto, referindo-se à corrupção, entre outros, ela resultou em um maior engajamento. “Precisamos considerar também que os partidos não morreram, apesar de muitos decretarem isso. Pelo contrário, eles sobrevivem e até aumentaram. Hoje, temos 35. Eles são a única porta de entrada para a política oficial. Não são permitidas candidaturas avulsas no Brasil”, encerra. Partidos Com 6.813, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) é a legenda com maior número de filiados em Campinas. Em 2014, o número era 7% inferior, uma vez que somava 6.386 pessoas. Entre os dez partidos com mais associados no município, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi o único que registrou retração. Em 2014, o PT tinha 7.047. Atualmente, são 6.079. Os demais apontaram evolução, mesmo que mínima. O grupo é completado respectivamente por Partido Socialista Brasileiro (PSB) com 5.958, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com 4.224, Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com 2.837, Partido Comunista do Brasil (PCdoB) 2.590, Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 2.626, Democratas (DEM) com 2.020, Partido Republicano Progressista (PRP) com 1.553, Partido Verde (PV) com 1.379.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por