Equipe do projeto Aruanas, grande vencedor do Vitrine Tetra Pak, em ação no Pará (Divulgação)
Pelo quarto ano consecutivo, a Tetra Pak e a ONG Argilando premiaram iniciativas de jovens de 16 a 28 anos de todo o Brasil por seus projetos que buscam mudar a vida das pessoas em suas comunidades e, além disso, proteger o meio ambiente. Foram selecionadas ações que envolvem desde a formação de novos e jovens líderes ambientalistas, até as que buscam melhor qualidade de vida de comunidades em extrema vulnerabilidade por meio de soluções ecossistêmicas.
Em 2024, o grande vencedor do Vitrine Tetra Pak foi o projeto Aruanas, formado por estudantes do Pará e que busca trabalhar com bioeconomia por meio do uso de insumos regionais da Amazônia e resíduos de frutas para produzir geleias e barras de cereais, impactando positivamente a vida de cerca de 60 famílias de comunidades locais. O projeto também ganhou a premiação "Inovar na Maneira que Fazemos", novidade nesta edição do Vitrine.
"Gostamos de falar que os alimentos contam histórias", diz Bianca Abelem, uma das idealizadoras do projeto Aruanas. "É crucial mostrar que a floresta em pé é mais produtiva", acrescenta.
O Vitrine Tetra Pak, que nasceu em 2021, é um programa de mentoria, realizado de forma voluntária por profissionais da empresa, para jovens que possuem projetos de cunho socioambiental e tenham como foco proteger o alimento, as pessoas e o planeta. Não por coincidência, são os pilares que norteiam o trabalho e a atuação da Tetra Pak, multinacional sueca que desembarcou há mais de 65 anos no Brasil e está presente em 160 países.
Nestes anos de existência, o Vitrine já impactou indiretamente mais de 3,5 mil pessoas que vivem nas áreas de 22 projetos selecionados e que envolveram cerca de uma centena de jovens que receberam mentoria.
"Participo (do Vitrine) desde o início e é maravilhoso continuar acompanhando a evolução e o engajamento de todos nesse projeto", afirma a analista sênior de sustentabilidade da Tetra Pak e uma das colaboradoras e organizadoras do programa, Isadora Tabarin.
Na edição deste ano, o projeto Pantanal Próspero, do Coletivo Pantanal em Ação, de Fortaleza (CE), recebeu a premiação "Brilho nos Olhos" do Vitrine, por sua atuação assertiva no bairro Grande Bom Jardim, na capital cearense. Entre outros, o objetivo foi concretizar ações de educação ambiental e conhecimentos sustentáveis, como bioconstrução.
"Criamos hortas em locais de desolação; Transformando pontos de lixo emcelebração; Composteiras, gestão de resíduos, nossa contribuição; Aprendemos juntos, na escola da vida, é nossa educação", comemorou Carla Nayra, do Coletivo Pantanal, ao ler uma poesia feita especialmente para o projeto premiado pelo Vitrine Tetra Pak.
Todos os seis projetos selecionados para a final do Vitrine Tetra Pak deste ano receberam R$1,5 mil para ajudar na ampliação de suas ações. O vencedor levou outros R$1,5 mil e as premiações extras ("Brilho nos Olhos" e "Inovar na Maneira que Fazemos") incluíram mais R$1,25 mil cada.
Outro projeto social da Tetra Pak que envolve jovens e existe desde 2021 é o a.gente do Futuro, que busca ajudar no conhecimento de diferentes áreas e profissões, levando-os a refletir sobre qual escolha de carreira profissional é mais coerente, ajustandose aos seus interesses, habilidades e possibilidades. Nesta ação, mais de duas centenas de pessoas já foram impactadas de forma positiva.
Voluntariado: engajamento dentro e fora da Tetra Pak
O Comitê de Responsabilidade Social agente da Tetra Pak conta com cerca de 20 funcionários que, voluntariamente, investem tempo e conhecimento para ajudar a tirar do papel projetos socioambientais espalhados pelo Brasil todo. O intuito é fazer diferença e construir junto com as pessoas impactadas alicerces sólidos e perenes para que suas atuações melhorem a qualidade de vida da população.
"Os nossos olhares estão voltados para as comunidades que nos cercam. Focamos sempre em projetos que irão trazer educação e bem-estar social, visando impactar o maior número de pessoas possível", resume Tiago Cardoso, diretor financeiro da Tetra Pak e líder do comitê.
Ao todo, a Tetra Pak já conduziu ou está conduzindo aproximadamente 20 projetos sociais contando também com o trabalho voluntário de centenas de seus colaboradores, ações que além de melhorarem a vida das pessoas impactadas, também trazem satisfação profissional e pessoal para os mentores.
Os projetos envolvem diversas áreas, passando por educação e profissionalização, cultura e esportes. E, neste ano de Olimpíadas, dois programas têm foco especial porque envolvem o patrocínio de times de basquete (Gadecamp) e rugby (Adeacamp) sobre rodas de alto rendimento, ambos em Campinas e incentivando mais atletas paralímpicos que possam representar o Brasil no maior evento esportivo do mundo. São projetos apoiados com incentivos fiscais.
Há também projetos que envolvem a saúde física e mental de crianças, mas os idosos não ficam de fora, com a Tetra Pak apoiando também o Asilo de Monte Mor desde 2000, além da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa (PR), que também são apoiados via verba de incentivo fiscal.