PRONTO PARA O NATAL

Teto colorido da Rua 13 de Maio, em Campinas, será entregue na próxima semana

Usuários vão ganhar bancos, lixeiras e pufs de concreto ao longo da via

Thiago Rovêdo/ [email protected]
19/11/2022 às 08:57.
Atualizado em 19/11/2022 às 08:57
Calçadão da Rua 13 de Maio no Centro de Campinas ganha um novo visual, mais alegre e festivo para o Natal (Gustavo Tilio)

Calçadão da Rua 13 de Maio no Centro de Campinas ganha um novo visual, mais alegre e festivo para o Natal (Gustavo Tilio)

A Prefeitura de Campinas prevê que vai entregar, na próxima semana, a obra finalizada da cobertura de guarda-chuvas coloridos e o novo mobiliário urbano ao longo do calçadão da Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas. A obra é parte do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC), não teve custos para a Prefeitura e será permanente. Todo o conjunto foi doado pela construtora Patriani ao município. A empresa ficará responsável pela manutenção nos 12 meses iniciais.

Composto por bancos, lixeiras e pufs de concreto, o mobiliário urbano foi instalado de forma espaçada ao longo das quadras. As estruturas ficam a cerca de seis metros do chão, preservando a fachada.

O projeto promoveu a instalação de 1.550 guarda-chuvas coloridos distribuídos em armações treliçadas de metal, que cobriram seis quadras do calçadão comercial. Também foram colocados 42 bancos em formato arredondado de pufs, 23 bancos retangulares e 15 lixeiras com capacidade para 150 litros. Os materiais são todos confeccionados em concreto, garantindo durabilidade.

"A previsão de entrega, se não houver imprevistos, é até o dia 22 de novembro. No momento falta apenas finalizar os trabalhos das duas últimas quadras, próximo da Estação Cultura", disse a Administração através de nota oficial.

Além disso, para reparar um erro de projeto da reforma de 2003, foram desativados os cabos de energia subterrâneos e instalados cabos suspensos em postes de iluminação. A medida se justifica, segundo alega a Administração Municipal, para dar maior segurança e melhorar o fornecimento de energia aos lojistas, que, desde a última intervenção, enfrentam problemas, com frequentes cortes no fornecimento, principalmente no período de chuvas.

A proposta foi aprovada pelo Corpo de Bombeiros e também pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), e homologada pelas equipes técnicas das secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Infraestrutura (Seinfra), Serviços Públicos, Cultura e Turismo e da autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por