MOBILIDADE URBANA

Terminal Mercado é o próximo a ser requalificado em Campinas, diz Emdec

Entre as intervenções analisadas pela empresa está o alargamento das calçadas, a modernização dos pontos de ônibus e a mudança na circulação de veículos

Thiago Rovêdo/ [email protected]
16/08/2022 às 11:52.
Atualizado em 16/08/2022 às 11:52
Entre as intervenções que devem ser feitas no Terminal Mercado está a modernização dos pontos de ônibus, medida apontada como necessária pelos usuários do transporte (Gustavo Tilio)

Entre as intervenções que devem ser feitas no Terminal Mercado está a modernização dos pontos de ônibus, medida apontada como necessária pelos usuários do transporte (Gustavo Tilio)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou que iniciou os estudos para a requalificação do Terminal Mercado, localizado próximo ao Mercadão. A ação vai ser precedida de reunião com comerciantes e audiências para receber propostas logo após a entrega das obras do Terminal Central, que deve ocorrer em cerca de 20 dias.

Apesar de ainda estar em fase inicial do projeto do Terminal Mercado, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, declarou que já há indicações de alargamento das calçadas para melhor circulação de pedestres, modernização dos pontos de ônibus e alteração de circulação de veículos no entorno da área.

"Tudo o que for feito, será conversado com os comerciantes e com os permissionários que ficam no entorno do Terminal Mercado. Qualquer ato que for feito, será repassado para todo mundo com o intuito de causar o menor impacto impossível. Transformar as vias no entorno em calçadão é uma coisa a ser estudada, mas já existe uma posição da Emdec de ao menos deixar apenas uma faixa para os carros e, com isso, conseguir aumentar a calçada. Isso facilita a vida de quem vai usar a região", adiantou o presidente.

O Terminal Mercado fica localizado na Rua Álvares Machado, no Centro da cidade. Ele é ponto de parada de 41 linhas, que abastecem regiões como Amarais, Padre Anchieta e Vila Boa Vista. Riverete explicou que a Emdec vai focar no Terminal Mercado após a entrega da revitalização do Terminal Central, iniciada em meados de abril e com previsão de inauguração no começo de setembro. Foram instaladas quatro catracas na entrada que dá acesso ao terminal pela Avenida Moraes Sales e Rua Álvares Machado, e outras quatro na parte dos fundos, que faz a ligação com a Estação Cultura. 

Até que os equipamentos entrem em operação, um portão existente em cada um dos acessos permite a entrada das pessoas que vão utilizar o transporte público ou que querem atravessar o local para ir de um lado para outro da região central. Além disso, foi construída uma passagem alternativa que será acessada pelos dois lados do terminal, próxima das entradas onde vão funcionar as catracas. O traçado já foi concretado e atualmente passa pela parte de intervenção de jardinagem. 

"A obra do Terminal Central está em fase final de revitalização. Instalamos o piso para acessibilidade, as catracas e a passagem para quem não for utilizar o transporte público. Tudo será entregue em cerca de 20 dias", prometeu. Para a população de Campinas, a reforma precisa acontecer para melhorar a vida dos usuários do local.

Francisca Maria Araújo Silva, de 31 anos, entende que as intervenções são boas, já que o Terminal Mercado é o mesmo há muitos anos. "Há mais de dez anos utilizo o Terminal Mercado. Seria legal, porque vai ampliar mais e a população necessita dessas obras. Eu espero que também melhore a questão do ônibus, porque aqui circula muita gente", disse.

Para Arilton de Sousa, de 71 anos, obras são necessárias porque melhoram a mobilidade das pessoas na hora de ir e voltar do trabalho. "Eu acho que tem que mudar mesmo para melhorar a vida de quem usa os ônibus aqui. Eu acho o Terminal Mercado muito apertado e isso torna ele mais perigoso. Uso há muitos anos para ir para casa, na região do Padre Anchieta, e espero mesmo que a reforma aconteça", comentou.

Já Amadeu Costa dos Anjos, de 60 anos, apontou que os pontos de ônibus precisam ser melhorados. "Eu acho aqui bom, mas pode melhorar. Por causa da chuva, acho que os pontos de ônibus podem mudar sim, porque ajuda quem está aqui esperando o transporte", disse.

Terminal Barão 

No final de julho, a Emdec entregou a reforma do Terminal Barão Geraldo, como parte das celebrações do 248º aniversário de Campinas. O espaço recebeu novas edificações que beneficiam usuários e motoristas do transporte público coletivo, além de funcionários que atuam diretamente no espaço.

Iniciada em janeiro de 2022, esta etapa de obras foi finalizada no último mês de junho e se concentrou na cabine de controle e na ala dos motoristas. O piso superior da cabine de controle foi reconstruído. Anexo à cabine, foi construído um espaço para refeições (copa) para os agentes da Mobilidade Urbana. 

A ala superior também recebeu novos vestiários em benefício dos colaboradores, com chuveiros e armários. Atuam no terminal seis agentes da mobilidade urbana, que se revezam em turnos; e três líderes de equipe, de forma volante. Também foram construídos vestiários com chuveiros para os funcionários terceirizados do espaço. 

O investimento na reforma foi estimado em R$ 750,6 mil. Pelo espaço, circulam 22 linhas de ônibus do transporte público coletivo. Juntas, elas transportam 26,4 mil usuários em dias úteis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por