Para aderir ao sistema pelo Portal da Prefeitura, o contribuinte deve estar com os dados cadastrais atualizados (Fernanda Sunega)
Os contribuintes que ainda não aderiram ao IPTU Digital de Campinas têm até o próximo dia 31 de outubro para fazer o cadastro pelo Portal de Serviços da Prefeitura e garantir o desconto de 1% (limitado a R$ 100,00) já para 2023. Para aderir, o contribuinte precisa estar com todos os dados cadastrais atualizados; no caso de pessoa física, ter cadastro e acesso ao Portal de Serviços e Ambiente Exclusivo; para pessoa jurídica, o contribuinte tem que estar inscrito para emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe).
Para o diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, Alessandro Domingues, o IPTU Digital traz vantagens para os contribuintes e para a Prefeitura. "Para a Prefeitura, há economia na emissão dos carnês, visto que o modelo atual tem custo de impressão e distribuição, e a manutenção do cadastro atualizado. Já ao contribuinte, além do desconto, ele pode acessar as guias de pagamento de qualquer lugar e pagar direto pela internet, sem precisar imprimir os boletos", explicou.
Outra vantagem, segundo Domingues, é que a adesão ao IPTU Digital é uma ação que favorece o meio ambiente. A solicitação de adesão ou cancelamento da dela poderá ser feita a qualquer momento, observando-se que as solicitações que forem feitas entre 1º de novembro e 31 de dezembro não surtirão efeitos para o exercício seguinte.
Todas as informações e links para adesão estão disponíveis no endereço https://portal.campinas.sp.gov. br/servico/iptu-digital.