DEPRESSÃO

Terapia ajuda paciente a perceber principais sinais

Normal é que o terapeuta conheça bem a pessoa e saiba sua história

Estadão Conteúdo
10/01/2021 às 10:24.
Atualizado em 22/03/2022 às 13:32
  (Divulgação)

(Divulgação)

A terapia é responsável por ajudar o paciente a perceber os sinais mais fortes de depressão e suas causas. Por esse motivo, o normal é que o terapeuta conheça muito bem o paciente, saiba a sua história de vida e seus progressos, e muito mais.

Porém, é importante sempre lembrar que algumas pessoas não conseguem gostar de terapia, e nesse caso recomenda-se que o paciente mude de terapeuta até encontrar uma que goste, já que essa é uma parte muito importante do processo.

Nos últimos anos surgiram diversas ferramentas aliadas à tecnologia que ajudaram a otimizar os tratamentos contra a depressão, como aplicativos, sites de terapia online e até mesmo monitoramento em tempo real.

Muitos desses utilitários fazem uso da internet para fornecer aos seus usuários diferentes formas de acompanhar o tratamento, dentro e fora de casa. Com a pandemia do novo coronavírus, muitos pacientes recorreram à dispositivos como smartwatches e terapia por videochamada para darem continuidade aos seus tratamentos.

Leva a problemas emocionais e físicos

Depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves e podem incluir: tristeza; perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas; alterações no apetite — perda de peso ou ganho não relacionado à dieta; problemas para dormir (insônia) ou dormir demais; perda de energia ou aumento da fadiga; baixa autoestima e presença de sentimentos de culpa; dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisões; pensamentos de morte ou suicídio.

Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para um diagnóstico de depressão. Além disso, condições médicas (por exemplo, problemas de tireóide, um tumor cerebral ou deficiência de vitamina) podem imitar sintomas de depressão, por isso é importante descartar causas médicas gerais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por