TRANSPORTES

Tensão entre condutores marca dia em Viracopos

Confronto por disputa de passageiros é controlado por policiais

Renato Piovesan
03/08/2018 às 22:26.
Atualizado em 23/04/2022 às 06:07
Concessionária e Emdec atuam para coibir ação dos clandestinos denunciada pelo Correio Popular (Matheus Pereira/Especial para AAN)

Concessionária e Emdec atuam para coibir ação dos clandestinos denunciada pelo Correio Popular (Matheus Pereira/Especial para AAN)

A área de desembarque do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi cenário de momentos de tensão por volta do meio-dia de sexta-feira. Os ‘abordadores’, que são motoristas que se passam por condutores de aplicativos de transporte e que agem clandestinamente no terminal, se confrontaram com os taxistas. O tumulto precisou ser controlado com a chegada de uma viatura da polícia. A discussão se deu após reportagem do Correio Popular ter denunciado a ação de aproveitadores que ‘furam a fila’ de taxistas e condutores de Uber, Cabify e 99, que trabalham dentro da lei. Os ‘abordadores’, como são conhecidos, estacionam seus carros na faixa de carga e descarga – o que é proibido – nos momentos em que não há fiscalização da Emdec e vão até o portão de desembarque, onde, aos gritos, anunciam que são da Uber e combinam com passageiros um valor da corrida por fora, sem usar aplicativo. Alguns deles chegaram a ser expulsos do app no passado e usam uma conta fake cadastrando carteira de habilitação e foto falsas. A prática fez com que a Aerocoop, a cooperativa de táxis, tenha visto despencar o número de corridas que faz no aeroporto pela metade, de 440 viagens diárias para apenas 220, nos dias bons. Em protesto, 80 táxis ocuparam todas as faixas da área de desembarque anteontem, não permitindo que motoristas clandestinos pudessem estacionar. Já motoristas de Uber e Cabify, que trabalham legalmente, precisam aguardar as chamadas numa fila virtual criada pelos aplicativos para organizar as caronas e diminuíram de dez corridas cada um para três, no máximo, nos últimos dois meses. Há algumas semanas, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos passou emitir um serviço sonoro para alertar os passageiros a não usarem transportes clandestinos. A Emdec, que é responsável pela fiscalização de eventuais irregularidades no transporte de veículos na saída de Viracopos, informou por meio de nota que realiza ações contínuas de fiscalização contra o transporte clandestino, tanto no aeroporto, como também o Rodoviária da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por