Remoção de árvore derrubada pela chuva no Largo Santa Cruz, no Cambuí (João Pedro P. A. Lemes/ PMC)
Uma forte chuva atingiu Campinas na madrugada desta terça-feira (17), por aproximadamente 1 hora. De acordo com a Prefeitura de Campinas, durante o temporal, o maior índice de chuva foi de 47,3 milímetros.
Na estação de Viracopos, à 0h40 o vento chegou a 101,9 quilômetros por hora. Entre 0h58 e 9h04 a Defesa Civil registrou queda de 17 árvores e de um muro. A maioria das ocorrências foi na região Leste da cidade.
A Prefeitura informou que colocou as equipes da Secretaria de Serviços Públicos nas ruas para remoção das árvores e desobstrução das vias. São sete equipes com um total de 70 homens, cada uma composta por um caminhão com cesto elevatório e máquinas picadoras de galhos.
Previsão do tempo
Segundo previsão do tempo da Defesa Civil do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (17), o dia será marcado pela presença de bastante nebulosidade e, no decorrer do período vespertino, a soma do calor com a entrada da umidade proveniente do oceano e da Amazônia, criará condições para pancadas de chuva fortes, seguidas por raios e vento. Essas precipitações seguirão ao longo da noite e madrugada.
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), a previsão para a quarta-feira é que o dia siga com tempo instável. A passagem de uma frente fria pelo litoral do estado deverá proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de tempestades generalizadas e de maior duração a qualquer momento do dia, podendo resultar em chuva intensa e em volumes mais expressivos, fortes rajadas de vento, descargas elétricas e eventual granizo na região.
Centros de Saúde afetados
A Administração afirmou que o atendimento está mantido em todos os Centros de Saúde (CSs). Os CSs Campo Belo, Taquaral e Tancredão estão com as salas de vacinação temporariamente sem atendimento, porque as vacinas tiveram que ser remanejadas por causa da queda de energia à noite.
O CS do Balão do Laranja está sem internet. Na região Leste, o CS São Quirino está com a recepção interditada. As medidas para o restabelecimento desses atendimentos estão sendo adotadas. A Secretaria de Saúde está levantando se outras unidades também foram afetadas.
"A obra do Centro de Saúde Cosmos Sírius, que está em fase final de construção, sofreu vários danos, como o rompimento da cobertura. A obra é de responsabilidade da construtora, sem prejuízos para a Administração. O prazo de entrega da obra está mantido para o fim deste ano", completou a nota.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.