VIRADA NO TEMPO

Temporal deve abrir a Primavera em Campinas

Estação começa nesta quinta-feira com previsão de rajadas de vento de até 60 km/h

Isadora Stentzler/ [email protected]
21/09/2022 às 09:13.
Atualizado em 21/09/2022 às 09:13
A aposentada Maria Betânia optou por um sorvete para espantar o calor na chegada da estação das flores (Rodrigo Zanotto)

A aposentada Maria Betânia optou por um sorvete para espantar o calor na chegada da estação das flores (Rodrigo Zanotto)

A chegada de uma área de instabilidade ao Estado de São Paulo deve ocasionar ventos fortes e temporais nesta quinta-feira (22), em Campinas. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a previsão é a de que chova pelo menos 30 milímetros e que rajadas de vento atinjam entre 50 e 60 km/h.

Desde o último final de semana, a região vem sentindo uma mudança brusca nas temperaturas. Segundo a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila, a saída de uma massa de ar frio, de origem polar, fez com que os termômetros se elevassem novamente.

"Nós estamos numa região tropical, chegando na primavera, então já temos mais radiação solar. Por isso, quando a massa de ar frio está atuando, as temperaturas ficam mais baixas. A primavera também tem essa característica, de variações bruscas, ainda com características do inverno e alterando já com dias quentes, bem comuns nessa época do ano. Também estamos observando um período mais úmido, o que é extremamente favorável", esclareceu Ana.

Na terça-feira (20), a chegada de uma área de instabilidade fez a região registrar ventos de 29,6 km/h. A previsão é de que essa instabilidade, que fez a temperatura se elevar, traga pancadas de chuvas ainda hoje, acentuando-se a partir de quinta-feira (22), quando está previsto um temporal.

Já para a sexta-feira, dia 23, a previsão é de que as temperaturas caiam, mas sem previsão de chuvas.

Calor na despedida do inverno 

Na tarde de terça-feira (20), penúltimo dia do inverno, os termômetros marcaram 27,4 ºC e as pessoas aproveitaram o calor no Centro da cidade com refrescos e outras bebidas geladas. A dona de casa Enielse Dias Silva, de 52 anos, chegou a comprar um leque para afastar a sensação de abafamento causada pela alta temperatura. Com a chegada da primavera, na quinta-feira, ela espera que as temperaturas fiquem mais amenas.

Já aposentada Maria Betânia, de 61 anos, optou por um sorvete. "Eu sou de São Paulo e cheguei hoje [terça]a Campinas. Com tanta mudança de temperatura, o jeito é andar com a bolsa cheia de roupas e carregar uma garrafa d'água para se manter hidratado", disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por