clima

Temperatura deve cair para 5 graus a partir de terça, em Campinas

Chegada de frente fria provoca chuva forte neste domingo em Campinas

Edimarcio A. Monteiro
14/05/2022 às 20:25.
Atualizado em 15/05/2022 às 10:07
Comerciantes estão animados com venda de roupas de outono/inverno (Gustavo Tilio)

Comerciantes estão animados com venda de roupas de outono/inverno (Gustavo Tilio)

A chegada de uma frente fria provocará chuva neste domingo em Campinas e queda brusca na temperatura, principalmente a partir de terça-feira (17), quando a mínima deverá cair até 11 graus. No final da madrugada e início da manhã de ontem, os termômetros registraram 16 graus, enquanto que a previsão para depois de amanhã é de 5 graus. Se confirmada, essa marca será a metade da temperatura mais baixa registrada este ano até agora, 10,2 graus, no dia 5 deste mês. De acordo com os meteorologistas, os moradores de Campinas começarão a sentir a mudança no tempo já neste domingo, quando a temperatura máxima não deve passar dos 19 graus. Ela deverá se repetir na terça-feira, caindo para 14 graus na quarta.

De acordo com o Climatempo, a previsão para hoje é de chuva forte entre a madrugada e o período da tarde. Há 90% de possibilidade de precipitação de 40 milímetros. "Uma frente fria vai avançar ao longo do fim de semana e vai provocar chuva no estado de São Paulo. Não dá para descartar o risco de chuva forte em algumas áreas. No domingo as temperaturas já tendem a diminuir, mas é ao longo da próxima semana, com a influência do ar frio de origem polar, que as temperaturas devem cair de forma mais acentuada", diz a empresa de meteorologia.

Segundo ela, a previsão é de chuva em todo o Estado de São Paulo até terça-feira. Já as temperaturas devem seguir baixas até o próximo final de semana. Para o próximo sábado, dia 21, a mínima prevista é de 9 graus, com os termômetros não devendo passar dos 21 graus.

A chegada do frio anima os lojistas, que esperam um aumento na venda de roupas de outono/inverno. A expectativa se reflete nas vitrines, onde peças de meia estação e para enfrentar o frio mais forte se fazem presente. "A volta dos eventos, das festas de peão ajudaram a aumentar as vendas. O Dia das Mães este ano já foi melhor do que no ano passado. Com certeza, a chegada do frio contribuirá ainda mais para as vendas melhorarem", afirma Ana Carolina Farhat.

A chegada antecipada do frio levou a Prefeitura de Campinas a antecipar a Campanha do Agasalho 2022, lançada na sexta-feira (13). Com o slogan "Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente", a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável irá até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. 

Com o apoio de entidades e empresas, a campanha tem início com 100 postos de coleta espalhados pela cidade. Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas podem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 e 2116-0281. 
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por