EXCELÊNCIA

'Tapete' Bandeirantes faz 40 anos

Rogério Verzignasse
27/10/2018 às 19:52.
Atualizado em 06/04/2022 às 00:40

A Rodovia dos Bandeirantes, eleita por sete vezes consecutivas a melhor do País pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), completa 40 anos hoje. Concebida a partir do conceito de autoestrada, a SP-348 conta com geometria, ângulo de curvas e traçado que favorecem o tráfego de longa distância com conforto, fluidez e segurança. Há 20 anos concedida à administração privada, a rodovia se transformou em exemplo de excelência. No período, ela recebeu cerca de R$ 3 bilhões em investimentos da CCR AutoBAn. Foram executadas intervenções de prolongamento, construção de faixas adicionais, aprimoramento da sinalização de solo. Além disso, a estrutura disponível para o atendimento ao usuário passou a contar com equipamentos de última geração, com painéis informativos, sistema de análise de tráfego, monitoramento ininterrupto com circuito de TV, controle eletrônico de velocidade. A Bandeirantes se tornou muito mais segura. O índice de acidentes fatais despencou 55% desde o início da concessão. História A construção da Rodovia dos Bandeirantes foi motivada pelo crescimento econômico e populacional do Interior, principalmente na década de 60. Na época, se projetava que Via Anhanguera (SP-330) – até então única ligação rodoviária duplicada entre a Capital e Campinas – logo estaria saturada. Então, o governo paulista planejou a construção da via paralela. “Fechada”, a autoestrada só teria acesso à rodovia. E o canteiro central amplo do projeto original já previa novas faixas de rolamento. Já se pensava em tráfego ágil e seguro. As obras da autoestrada, naquela época, envolveram 12 mil profissionais, entre engenheiros e operários. Aconteceu a movimentação de 1,1 milhão de metros cúbicos de solo brejoso, e de 47,2 milhões de metros de terraplanagem. Foram construídas 112 obras de arte (como pontes e viadutos). Em 1978, a rodovia estadual nascia com duas bases da Polícia Militar Rodoviária, 34 placas de sinalização aérea, 679 placas de sinalização vertical, 40 pórticos e semipórticos, e 6 call boxes, até então novidade. Não havia uma única câmera de monitoramento de tráfego. Atualmente  Hoje, a Bandeirantes é uma rodovia inteligente. Foram instalados 160 quilômetros de fibra óptica, interligando os 283 telefones de emergência (disponíveis a cada quilômetro) e 53 câmeras de monitoramento. Há cerca de 2,8 mil placas de sinalização vertical, 302 de sinalização aérea, 80 semipórticos e 14 painéis de mensagem variável. “A rodovia, que já era moderna para a época da inauguração, hoje está adequada aos mais exigentes padrões tecnológicos e de engenharia”, destaca Guilherme Baldassari, gestor de Engenharia Rodoviária da CCR AutoBAn. O atendimento ao usuário conta com 500 pessoas trabalhando diariamente. A estrutura tem guinchos leves e pesados, serviço de atendimento pré-hospitalar (resgate). Desde 2002, por exemplo, passa de um milhão o número de socorros prestados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por