MEIO AMBIENTE

Startup lança embalagem que se desfaz em até 9 meses

Os empresários Mario Cleto e Eduardo Benetti, sócios da Tibii, produtora de nutrição animal para cães e gatos de Campinas: paixão por pets e proteção ao meio ambiente

Gilson Rei/ Correio Popular
05/04/2021 às 11:48.
Atualizado em 22/03/2022 às 02:32
Os empresários Mario Cleto e Eduardo Benetti, sócios da Tibii, produtora de nutrição animal para cães e gatos de Campinas: paixão por pets e proteção ao meio ambiente (Kamá Ribeiro/ Correio Popular)

Os empresários Mario Cleto e Eduardo Benetti, sócios da Tibii, produtora de nutrição animal para cães e gatos de Campinas: paixão por pets e proteção ao meio ambiente (Kamá Ribeiro/ Correio Popular)

Uma embalagem que se desfaz naturalmente entre seis e nove meses, sem prejudicar o meio ambiente, promete revolucionar a indústria e ajudar na redução de resíduos plásticos na natureza. A novidade foi lançada mundialmente há quatro meses por uma startup de Campinas - a Tibii, produtora de nutrição animal para cães e gatos, que investe constantemente em inovações com o foco na sustentabilidade. O objetivo principal é eliminar a prática de descarte de embalagens plásticas na natureza, principalmente nos rios, córregos e oceanos.

A Tibii - que em tupi guarani significa forte e saudável - lançou a primeira embalagem ecoeficiente do mundo para abrigar rações e alimentos secos para gatos e cachorros em parceria com a Klabin, que tem sede em Jundiaí e é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil.

Trata-se de uma embalagem de papelão ondulado, desenvolvida e produzida pela Klabin com exclusividade para a Tibii. A nova embalagem pode ser encontrada nos tamanhos de 10 kg e 15 kg. Seu layout foi criado para facilitar o armazenamento e o manuseio. Além disso, a embalagem possui acoplado um copo dosador para as porções.

A nova embalagem é reciclável e produzida com matéria-prima renovável, proveniente de florestas plantadas e certificadas, e se torna mais uma opção aos consumidores que buscam produtos sustentáveis.

Gabriella Michelucci, diretora de Embalagens de Papelão Ondulado da Klabin, explicou que a empresa busca a inovação para oferecer cada vez mais soluções de embalagens que atendam fabricantes que querem praticidade no cotidiano da sociedade e, sobretudo, respeitam o meio ambiente. "É o caso desta startup de Campinas. Os alimentos para pets demandam cuidados específicos e acreditamos ter alcançado uma solução altamente satisfatória com este projeto em conjunto com a Tibii", afirmou.

Mario Cleto, diretor da Tibii, disse que esta embalagem desenvolvida surgiu porque prioriza eficiência nas relações e na sustentabilidade em todo o ciclo produtivo. "Acreditamos que investir em mais qualidade de vida para os nossos animais começa por trocar hábitos e ajudar o planeta", afirmou.

Segundo Cleto, a Tibii iniciou sua trajetória há pouco mais de dois anos com objetivo de mudar os hábitos do consumidor em um mercado gigante e consolidado, o de alimentos para pets. "Foi a primeira empresa de ração para pet do mundo a utilizar embalagens recicláveis. Em um mundo onde a utilização de plástico está sendo amplamente discutida, o mercado mundial de pet food continua utilizando sacos plásticos indiscriminadamente", comentou.

A Tibii já nasceu inovadora. As primeiras embalagens eram em barricas e o mercado demonstrou boa receptividade. "Recicláveis, as barricas além de práticas, também eram reaproveitadas para outros fins, pela beleza e charme. Com a necessidade de melhorar os processos rumo à sustentabilidade total, em novembro de 2019, a Tibii iniciou um projeto com a Klabin para desenvolver a exclusiva embalagem ecoeficiente, que tem como característica principal degradar naturalmente, em até 9 meses", disse Cleto.

O lançamento da embalagem exclusiva aconteceu em novembro de 2020 e os consumidores já começam a aprovar a ideia. "Foi um passo muito importante, porque os sacos plásticos laminados utilizados pelas empresas de pet food tradicionais são um problema para o meio ambiente", disse o diretor.

Segundo Cleto, as caixas ecoeficientes são uma grande contribuição para a sociedade e para o planeta. "Se levarmos em conta que apenas nos oceanos a previsão é que até 2025 o peso do plástico irá superar o de peixes, é assustador", afirmou.

Já foram investidos na Tibii mais de R$ 1,5 milhões desde sua criação, em 2018. A maior parte desse valor foi utilizada em pesquisas para se chegar ao melhor modelo de embalagem reciclável e na qualidade dos produtos. Em 2019, a empresa já tinha dobrado de tamanho.

Em 2020 a Tibii cresceu 200% em relação ao ano de 2019, mesmo com todos os desafios para uma empresa nova ganhar mercado em plena pandemia. A previsão para 2021, ainda com todos os efeitos da pandemia, é continuar crescendo.

Atualmente, a Tibii conta com 11 SKUs em seu portfólio de alimentos secos e Snacks para cães e gatos e possui uma rede de distribuição que engloba 15 estados brasileiros.

História

O sonho de dois empreendedores apaixonados por pets, pela proteção ao meio ambiente e por mudar hábitos dos consumidores motivaram a criação da Tibii. Criada por Mario Cleto e Eduardo Benetti, a empresa tem dois pilares em sua base - sustentabilidade e excelência em nutrição animal.

A empresa adotou práticas baseadas em ESG (Environmental, Social and Governance) - em português: Ambiental, Social e Governança, que é uma solução que começa atualmente a nortear diversas companhias ao redor do mundo. "O conjunto de metas estabelecidas, desde seu início, fez da Tibii uma empresa disruptiva em sua concepção e em sua atuação no mercado pet", disse Cleto.

Próximos passos

As inovações em embalagens continuam na Tibii. A próxima inovação, que deve acontecer até o final de 2021, em parceria com a Klabin e uma startup israelense, possibilitará utilizar papel Kraft com uma resina natural, vinda da madeira, substituindo a película plástica que é aplicada ao papel atualmente. Assim, a embalagem interna que embala o alimento dentro das caixas será também 100% ecoeficiente.

Teve início também neste ano uma campanha no mercado pet, empenhada em propagar a ideia de sustentabilidade e contribuir para a mudança de hábitos dos consumidores.

A Tibii também atua fortemente com responsabilidade social, fazendo doações mensais de alimento às ONGs que acolhem animais abandonados nas ruas. Em suas redes sociais, a empresa faz também campanha #MEADOTA, em prol de entidades que disponibilizam cães e gatos para adoção.

Ainda sobre o tema responsabilidade social, com foco na inclusão, Tibii e Klabin estão terminando um projeto para a colocação das informações em braille nas embalagens ecoeficientes. A previsão é que em abril de 2021 esse projeto esteja concluído e todas os produtos da Tibii tenham as informações em braille em suas embalagens.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por