Instalação da nova decoração não gerou custos para a Prefeitura e será finalizada no início de outubro
Retirada dos guarda-chuvas que enfeitavam a 13 de Maio será finalizada amanhã; nova estrutura é uma tela de cor azul com desenhos de andorinhas, um dos símbolos de Campinas (Alessandro Torres)
A instalação dos 61 sombrites ao longo da Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, começou na noite de ontem, dia 23. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), responsável pelo projeto e pela doação ao município, a ação deverá ser concluída pela empresa, que também fez a confecção dos itens, até o próximo dia 4 de outubro. Em paralelo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) seguirá com a retirada da atual decoração com guarda-chuvas coloridos até amanhã, dia 25.
O projeto dos sombrites conta com um investimento de cerca de R$ 220 mil, custeado por patrocinadores. A estrutura é uma tela de cor azul e com desenhos de andorinhas, um dos símbolos de Campinas, e vai renovar e substituir a decoração de guarda-chuvas. A cobertura, que é feita de polietileno, material de trama fechada, com proteção contra raios ultravioleta, estará sobre o calçadão entre a Rua Ernesto Khulmann e a Estação Cultura. A Prefeitura de Campinas fará a manutenção dos sombrites, e a instalação não vai gerar nenhum custo para a municipalidade.
Será usada a mesma estrutura de treliça de seis metros de altura instalada pela empresa Patriani para abrigar os guardachuvas em 2022, quando foi feito o projeto de requalificação para o calçadão. As treliças são itens metálicos comuns na construção civil, composta por cinco ou mais unidades triangulares formadas por ângulos chamados de nós. Elas são usadas para oferecer apoio e resistência para a estrutura de uma obra.
Segundo a Prefeitura, a nova decoração vai trazer inovação para a 13 de Maio e também contribuir com a requalificação do Centro. A proposta para a instalação desse tipo de cobertura foi feita pelo Movimento Avança Campinas e posteriormente adaptada pela Acic, que criou uma padronização e buscou os recursos para instalar a estrutura. O projeto teve a aprovação da Setec (Serviços Técnicos Gerais), responsável pelas atividades em solo público de Campinas. Já o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) foi apenas comunicado sobre a ação, não sendo necessária uma autorização do órgão para a substituição da decoração.
Segundo o economista da Acic e porta-voz indicado pela direção da associação, Mário Eduardo Campos, a escolha dos sombrites para substituir os guarda-chuvas, além da renovação, deve-se à durabilidade do novo material, que é maior, e à necessidade de manutenção, que é menor. “Isso vai ajudar a requalificar o Centro e a deixar o ambiente mais confortável para as pessoas, porque vai dar sombra e protegê-las de algumas situações, como chuva”, explicou.
RENOVAÇÃO
Em manifestação feita em 26 de agosto, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, opinou sobre o assunto. Segundo ela, além de proteger contra o sol, a cobertura em sombrite vai decorar a Rua 13 de Maio, "com uma cor azul como a do céu e desenhos de andorinhas, lembrando a revoada dos pássaros, que já fez a cidade ser conhecida como a 'Terra das Andorinhas'. É um presente para a cidade no ano em que completou seus 250 anos”.
Para a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat, a novidade é bem-vinda, pois a mudança do elemento decorativo do calçadão da Rua 13 de Maio será mais um atrativo para os visitantes. “O sombreamento será mantido, dando conforto para quem faz as compras no comércio e transita pelo local. Essa iniciativa também colabora com a revitalização da região central de Campinas, mostrando o interesse em inovar”, disse.
Para realizar o projeto, a Acic buscou parcerias com patrocinadores, com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo. O sombrite será uma tela de sombreador personalizada com desenhos de andorinhas feito com silk screen, uma técnica de impressão que aplica tinta a um material por meio de uma malha fina. A tela é feita de polietileno de alta densidade com 220 gramas. Esse material bloqueia 90% dos raios ultravioleta e reduz em 50% a temperatura do ambiente, com garantia por um ano contra defeitos de fabricação. Serão 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados.
Os guarda-chuvas foram instalados em novembro de 2022 junto com a entrega do novo mobiliário urbano doado pela Construtora Patriani. A empresa havia vencido chamamento público para projetos de requalificação da Rua 13 de Maio.