DIA DO MÍDIA

Solo: atuando em parceria com agência digital

Em homenagem ao Dia do Mídia, comemorado no último dia 21 de junho, Correio prossegue série de reportagens sobre a profissão com agência Solo Propaganda

Gustavo Magnusson/AAN
03/07/2020 às 14:48.
Atualizado em 28/03/2022 às 23:46
Adilson Vilas Boas, de 39 anos, é responsável pela mídia offline da agência Solo Propaganda, em Campinas (Arquivo Pessoal)

Adilson Vilas Boas, de 39 anos, é responsável pela mídia offline da agência Solo Propaganda, em Campinas (Arquivo Pessoal)

No último dia 21 de junho, foi comemorado o Dia do Mídia, em homenagem a este profissional que exerce papel estratégico dentro do mercado publicitário, planejando e veiculando as campanhas criadas pelas agências de propaganda para seus clientes. A data é celebrada desde 1977, quando foi instituída pela Central de Outdoor. Por conta da ocasião comemorativa, o Correio Popular publica hoje, sexta-feira, a décima-primeira reportagem da série que discute a importância e as responsabilidades da profissão, as particularidades e transformações de seu exercício, além dos desafios enfrentados pela classe em meio à pandemia do novo coronavírus."Devemos perseguir incansavelmente uma entrega linda e impactante, além de lutar diariamente por algo que se destaque em meio ao engarrafamento visual dos meios atuais. Mas esta busca vale pouco se a entrega não ganhar 'a luz do dia', isto é, sem estar no lugar certo, na hora certa. Por isso, o nosso trabalho de mídia é entender em profundidade e com sensibilidade a jornada do target de uma campanha para além apenas dos dados demográficos (sexo, idade, classe social), de modo a realizar estes impactos de maneira minuciosa, precisa e com o melhor aproveitamento do budget dos nossos clientes, sob o ponto de vista do sucesso e do ROI (Retorno Sobre Investimento). Para termos esta relevância, é preciso muita pesquisa, planejamento, validação de dados e, acima de tudo, um completo entendimento do ambiente competitivo onde estão imersos os nossos clientes", descreve Adilson Vilas Boas, de 39 anos, profissional de mídia da agência de publicidade Solo Propaganda, em Campinas. "A Solo é uma agência de comunicação nascida, em 2002, da cabeça de seus dois sócios fundadores, Rogério Sousa e Fernando Boccia, fruto da parceria de duas agências com 18 anos de vida cada uma. Com uma vocação inicial junto à indústria farmacêutica, expandiu seus horizontes especializando-se em contas do segmento de saúde e bem-estar. Nos últimos anos, desenvolveu musculatura para atender também outros segmentos como imobiliário, varejo, agro, entre outros", enumera Vilas Boas. Atualmente, a Solo Propaganda atende ao nome de SOLO_ED. "Desde 2019, a Solo estreitou uma parceria com a agência digital ED Interactive, entendendo a necessidade de adicionar à nossa caixa de ferramentas todo o universo on-line, para onde caminha a cada dia mais o mercado da comunicação, algo que acelerou muito no mundo pós-pandemia. Desde o início de 2020, somos a SOLO_ED, uma agência On + Off, com apetite e capacidade de atender um mercado muito maior, incluindo o estado de São Paulo e capital. Juntas, temos 36 anos de experiência, acompanhadas por um sentimento de que a nossa história está apenas começando e que estamos dando os primeiros passos de um momento histórico", afirma Vilas Boas, que acumula passagem por grandes agências de Campinas e experiência de quatro anos por agência em São Paulo. "Ainda na faculdade me apaixonei por mídia. Apesar de fazer um curso de humanas, exatas é algo sempre gostei no meu curso fundamental. Como todo jovem, tinha inúmeras indagações sobre o futuro, mas uma coisa eu tive certeza durante o curso: mídia era o que eu queria ser quando crescesse", brinca. Desde 2012, Adilson Vilas Boas é responsável pela mídia offline da SOLO_ED. "Aqui, eu consolidei meus conhecimentos e cheguei a uma maturidade profissional, sempre procurando atuar como um parceiro de meus clientes e dos meus companheiros de trabalho, trazendo minha experiência com o bom humor mineiro. Participo de todo o fluxo do trabalho, de preferência desde a gênese da ideia, o que permite que a mídia possa contribuir desde a estratégia e idealização dos projetos, facilitando uma maior integração e trazendo inovação e soluções que o universo da mídia nos oferece, afinal uma boa ideia pode vir de qualquer lado, inclusive da mídia. Começamos os projetos invariavelmente por uma fase de imersão e pesquisa, 'duplando' com os planners, negociando com veículos, gerando autorizações, acompanhando de perto os planos e sempre considerando eventuais necessidade de ajuste de rota, até chegar no pós-vendas das campanhas, quando trabalhamos nos relatórios de conclusão dos projetos que envolvem veiculação", explica Adilson. Com o inesperado advento da pandemia, a agência Solo vive uma realidade diferente de tudo que já se deparou ao longo de sua trajetória de quase 20 anos, mas a avaliação da produtividade tem sido positiva. "Desde meados de março, a Solo está trabalhando 100% em regime home-office, pensando na segurança dos nossos colaboradores, fornecedores e clientes. Então, claro que a nossa vida mudou muito. Mas, mesmo sendo uma pessoa que gosta de estar na agência, cercado de gente, sentindo a eletricidade comum em uma empresa do nosso segmento, posso dizer que nós estamos muito bem adaptados a este 'novo normal'. Graças a uma mudança de mindset dos nossos funcionários e à aquisição de softwares, como Slack e Monday, que nos permitem eliminar os gaps que a distância poderia criar, ouso dizer que a Solo trabalha com uma integração muito maior e uma entrega mais robusta do que no período pré-Covid-19", aponta Adilson Vilas Boas. "Sinceramente, vejo com bons olhos tudo o que está acontecendo no mundo e também em nosso mercado. Ao sair da nossa zona de conforto e sermos obrigados a repensar nossas vidas, inclusive profissionalmente, temos a oportunidade única de crescer e nos reinventar. Sem sombra de dúvidas, poder fazer esta virada de chave, nos tornando digitais e tendo como companhia a ED Interactive e toda a sua bagagem, é para poucos - no caso, 50 sortudos", destaca. Atualmente, Adilson Vilas Boas atua junto com mais quatro profissionais no departamento de mídia da agência Solo. Enquanto ele responde pela mídia offline, Klauss Bortolloti, Bárbara Romero e Vitória Claro são responsáveis pela mídia online. "Contamos sempre com um envolvimento e contribuição bem próximos de outros departamentos, com destaque para os nossos parceiros do Planejamento", ressalta Adilson.

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