Benedito Cesar Ferreira, que ajuda no trabalho da Associação Carisma de Jaguariúna: “é uma satisfação, porque posso passar um longo tempo do dia com a cabeça focada nesse trabalho", justifica; nos últimos anos, adubo tem sido produzido por meio de um processo de compostagem realizado voluntariamente pelos dependentes químicos que passam pela entidade
Latas de biscoito, tubos de papelão, chuveiro velho, filmes de radiografia, chaves quebradas e até cápsulas de café usadas: músico campineiro Paulo Salmaci constrói instrumentos musicais com os materiais que, até então, tinham o lixo como destino certo (Rodrigo Zanotto)
A busca por um planeta mais saudável e o incentivo para que a sociedade se envolva com a preservação ambiental, seja com pequenas ações ou grande projetos, são alguns dos objetivos do Prêmio RAC Sanasa de Responsabilidade Ambiental, uma parceria entre o jornal Correio Popular e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A, que entra em 2024 na sua 18ª edição. Empresas, organizações não governamentais, representantes do poder público ou moradores da região Metropolitana de Campinas que tenham projetos na área de preservação e sustentabilidade podem enviar sugestões para participar do Prêmio por meio do Whatsapp (19) 9998-9902.
A partir de junho, serão publicadas, aos sábados, iniciativas, desenvolvidas pelo poder público, empresas e terceiro setor, que dão visibilidade à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Todas as ações, que serão divulgadas em 38 reportagens, mostrarão que há muitas formas de contribuir, por exemplo, iniciativas focadas na conservação da fauna, flora e recursos naturais. No final, um júri analisará todas as publicações e premiará as três melhores de cada categoria - primeiro, segundo e terceiro lugar (Ouro, Prata e Bronze).
A importância do Prêmio RACSanasa, que anualmente incentiva o envolvimento da comunidade na questão ambiental, também é ressaltada por autoridades, especialistas e vencedores da 17ª edição, como a ganhadora do Ouro na categoria terceiro setor, Mailda Assato. Ela mantém uma horta que oferece ervas e hortaliças à comunidade, em um espaço antes desocupado e tomado pelo mato no Jardim Nova Europa.
“Ganhar esse prêmio foi muito gratificante. Esse trabalho traz esperança de que é possível melhorar o mundo e inspira outras pessoas a também participar, fazer boas ações para o próximo e respeitar os recursos naturais”, disse Mailda.
Vencedora da categoria Poder Público por abandonar a energia elétrica proveniente da rede comum e se introduzir no mercado livre de energia, se preparando também para a instalação de uma usina de geração própria de energia, a Ceasa, por meio de seu presidente Valter Greve, afirmou que a parceria entre o Grupo RAC/Correio Popular e a Sanasa representa um importante trabalho de divulgação de iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. "A Ceasa Campinas já está se preparando para a implementação de energia fotovoltaica. Este próximo passo fortalece nossa missão de trabalhar na transição da energia convencional para a energia limpa, com fontes renováveis, que estão se tornando mais acessíveis, e contribuir para a preservação do meio ambiente.".
Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), o meio ambiente e a sustentabilidade devem ocupar um lugar de destaque na gestão pública em qualquer esfera de governo. “Projetos de empresas ou entidades não-governamentais que promovem a preservação do meio ambiente são uma ajuda importante para os governos. Ao mesmo tempo, mostram que a sociedade, unida, tem o poder de modificar a realidade. Por isso é louvável a iniciativa do projeto de responsabilidade ambiental RAC-Sanasa, ao estimular ações que se completam nesse grande esforço conjunto”, afirmou.
O jornalista José Pedro Martins, especialista na questão ambiental e autor de vários livros sobre o assunto, também enfatizou a relevância do reconhecimento das ações de preservação, principalmente devido ao atual cenário ambiental brasileiro e mundial, que é tão grave devido às mudanças climáticas intensificadas e a extinção acelerada da biodiversidade. “Iniciativas valorizando ações inspiradoras são fundamentais para manter a esperança em tempos melhores. O jornalismo ambiental promovido de forma profissional e orientado para a defesa do bem comum, e dos bens comuns, é essencial como um dos caminhos para promover as radicais transformações necessárias no estilo de vida e no modelo de desenvolvimento em curso”, enfatizou.
O secretário municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, ressaltou que “o Prêmio RAC-Sanasa já se consolidou. Ele é fundamental para inspirar novas ações de sustentabilidade, motiva e mobiliza em prol do meio ambiente, organizações do terceiro setor, também o próprio poder público. Enfim, toda a sociedade se movimenta com as publicações dessas experiências exitosas, com grande espaço no jornal, em página inteira. (O RAC-Sanasa) se consolidou como um prêmio muito importante, representa um grande estímulo à responsabilidade socioambiental em nossa cidade e região”.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Rossini (Republicanos), que participou da cerimônia de entrega do prêmio deste ano, compartilha a mesma opinião do secretário Menezes. “O Prêmio RAC-Sanasa de Sustentabilidade tem sido um estímulo às ações de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e também de educação ambiental. Ao reconhecer iniciativas exitosas, sejam do cidadão, de comunidades ou de empresas, ele dá visibilidade para essas ações e fortalece esse movimento, que é crescente, de conscientização ambiental. Certamente estimula outras pessoas, entidades e organizações a seguirem essas ações. Portanto, Sanasa e Correio Popular estão, mais uma vez, de parabéns por esta edição do Prêmio RAC-Sanasa de Sustentabilidade”, disse.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.