RESPONSABILIDADE ECOLÓGICA

Sociedade reflete sobre a importância do Prêmio RAC-Sanasa

Benedito Cesar Ferreira, que ajuda no trabalho da Associação Carisma de Jaguariúna: “é uma satisfação, porque posso passar um longo tempo do dia com a cabeça focada nesse trabalho", justifica; nos últimos anos, adubo tem sido produzido por meio de um processo de compostagem realizado voluntariamente pelos dependentes químicos que passam pela entidade

Eliane Santos/[email protected]
30/05/2024 às 13:04.
Atualizado em 30/05/2024 às 13:04
Latas de biscoito, tubos de papelão, chuveiro velho, filmes de radiografia, chaves quebradas e até cápsulas de café usadas: músico campineiro Paulo Salmaci constrói instrumentos musicais com os materiais que, até então, tinham o lixo como destino certo (Rodrigo Zanotto)

Latas de biscoito, tubos de papelão, chuveiro velho, filmes de radiografia, chaves quebradas e até cápsulas de café usadas: músico campineiro Paulo Salmaci constrói instrumentos musicais com os materiais que, até então, tinham o lixo como destino certo (Rodrigo Zanotto)

A busca por um planeta mais saudável e o incentivo para que a sociedade se envolva com a preservação ambiental, seja com pequenas ações ou grande projetos, são alguns dos objetivos do Prêmio RAC Sanasa de Responsabilidade Ambiental, uma parceria entre o jornal Correio Popular e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A, que entra em 2024 na sua 18ª edição. Empresas, organizações não governamentais, representantes do poder público ou moradores da região Metropolitana de Campinas que tenham projetos na área de preservação e sustentabilidade podem enviar sugestões para participar do Prêmio por meio do Whatsapp (19) 9998-9902.

A partir de junho, serão publicadas, aos sábados, iniciativas, desenvolvidas pelo poder público, empresas e terceiro setor, que dão visibilidade à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Todas as ações, que serão divulgadas em 38 reportagens, mostrarão que há muitas formas de contribuir, por exemplo, iniciativas focadas na conservação da fauna, flora e recursos naturais. No final, um júri analisará todas as publicações e premiará as três melhores de cada categoria - primeiro, segundo e terceiro lugar (Ouro, Prata e Bronze).

A importância do Prêmio RACSanasa, que anualmente incentiva o envolvimento da comunidade na questão ambiental, também é ressaltada por autoridades, especialistas e vencedores da 17ª edição, como a ganhadora do Ouro na categoria terceiro setor, Mailda Assato. Ela mantém uma horta que oferece ervas e hortaliças à comunidade, em um espaço antes desocupado e tomado pelo mato no Jardim Nova Europa.

“Ganhar esse prêmio foi muito gratificante. Esse trabalho traz esperança de que é possível melhorar o mundo e inspira outras pessoas a também participar, fazer boas ações para o próximo e respeitar os recursos naturais”, disse Mailda.

Vencedora da categoria Poder Público por abandonar a energia elétrica proveniente da rede comum e se introduzir no mercado livre de energia, se preparando também para a instalação de uma usina de geração própria de energia, a Ceasa, por meio de seu presidente Valter Greve, afirmou que a parceria entre o Grupo RAC/Correio Popular e a Sanasa representa um importante trabalho de divulgação de iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. "A Ceasa Campinas já está se preparando para a implementação de energia fotovoltaica. Este próximo passo fortalece nossa missão de trabalhar na transição da energia convencional para a energia limpa, com fontes renováveis, que estão se tornando mais acessíveis, e contribuir para a preservação do meio ambiente.".

Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), o meio ambiente e a sustentabilidade devem ocupar um lugar de destaque na gestão pública em qualquer esfera de governo. “Projetos de empresas ou entidades não-governamentais que promovem a preservação do meio ambiente são uma ajuda importante para os governos. Ao mesmo tempo, mostram que a sociedade, unida, tem o poder de modificar a realidade. Por isso é louvável a iniciativa do projeto de responsabilidade ambiental RAC-Sanasa, ao estimular ações que se completam nesse grande esforço conjunto”, afirmou.

O jornalista José Pedro Martins, especialista na questão ambiental e autor de vários livros sobre o assunto, também enfatizou a relevância do reconhecimento das ações de preservação, principalmente devido ao atual cenário ambiental brasileiro e mundial, que é tão grave devido às mudanças climáticas intensificadas e a extinção acelerada da biodiversidade. “Iniciativas valorizando ações inspiradoras são fundamentais para manter a esperança em tempos melhores. O jornalismo ambiental promovido de forma profissional e orientado para a defesa do bem comum, e dos bens comuns, é essencial como um dos caminhos para promover as radicais transformações necessárias no estilo de vida e no modelo de desenvolvimento em curso”, enfatizou.

O secretário municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, ressaltou que “o Prêmio RAC-Sanasa já se consolidou. Ele é fundamental para inspirar novas ações de sustentabilidade, motiva e mobiliza em prol do meio ambiente, organizações do terceiro setor, também o próprio poder público. Enfim, toda a sociedade se movimenta com as publicações dessas experiências exitosas, com grande espaço no jornal, em página inteira. (O RAC-Sanasa) se consolidou como um prêmio muito importante, representa um grande estímulo à responsabilidade socioambiental em nossa cidade e região”.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Rossini (Republicanos), que participou da cerimônia de entrega do prêmio deste ano, compartilha a mesma opinião do secretário Menezes. “O Prêmio RAC-Sanasa de Sustentabilidade tem sido um estímulo às ações de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e também de educação ambiental. Ao reconhecer iniciativas exitosas, sejam do cidadão, de comunidades ou de empresas, ele dá visibilidade para essas ações e fortalece esse movimento, que é crescente, de conscientização ambiental. Certamente estimula outras pessoas, entidades e organizações a seguirem essas ações. Portanto, Sanasa e Correio Popular estão, mais uma vez, de parabéns por esta edição do Prêmio RAC-Sanasa de Sustentabilidade”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por