Experiências em meio a belas paisagens estão inseridas na história da ONG que neste 2023 completa 19 anos de existência (Divulgação)
Vai valer a pena pedalar na Lagoa do Taquaral no próximo final de semana. Além da prática esportiva e da diversão, a ação ainda proporcionará um ato de solidariedade. O desafio proposto aos ciclistas é que cada volta no entorno do Parque gere a doação de um quilo de alimento. Quem estiver disposto a se envolver na tarefa é só comparecer no portão do kartódromo do Parque, entre 7h e 19h do próximo sábado (15).
Trata-se da terceira edição do “Pedal Solidário – 12 Horas para Fazer a Diferença”. O evento propõe aliar prática esportiva e vida saudável com ajuda ao próximo. “Defina quantas voltas de bicicleta você quer dar no entorno da Lagoa do Taquaral e doe o mesmo número em quilos de alimentos”, explica Luís Carlos Rosa, presidente da ONG Campinas Bike Clube, que está na organização do ato, com apoio da Prefeitura de Campinas.
Cada ciclista pode fazer seu horário. Os 200 primeiros participantes receberão como brinde um squeeze (garrafinha) personalizado do evento. O trajeto é pela faixa da ciclovia na área externa da Lagoa. Cada volta tem cerca de 6km. Quem preferir, pode também cumprir o desafio na caminhada ou corrida. “A ideia é incentivar a prática esportiva. Mas, claro, a pessoa pode chegar no local e simplesmente fazer sua doação”, diz Rosa. Um caminhão da Prefeitura estará estacionado no espaço para o recolhimento dos alimentos, que serão distribuídos a entidades do município.
As inscrições para a participação estão disponíveis em um link no site (campinasbikeclube.com.br) e Instagram (@cbc_ campinasbikeclube) da ONG, mas, quem preferir, pode se inscrever na chegada ao Parque. “As inscrições antecipadas são uma forma de ter uma noção do número de participantes, já que estaremos disponibilizando frutas, garrafinhas de água, entre outros produtos para suporte aos ciclistas, além de apoio mecânico”, esclarece Rosa.
A expectativa da organização é de que o evento atraia entre 250 a 350 participantes e arrecade 1 tonelada de alimentos. A projeção dos números se baseia no balanço das duas primeiras edições, realizadas em 2014 e 2015. A ideia, agora, é de que a ação faça parte da agenda da semana de aniversário de Campinas anualmente. Na próxima sexta-feira (14) a cidade completa 249 anos.
UMA ONG DO PEDAL
O Campinas Bike Clube surgiu em 2004 como resultado da união de pequenos grupos de ciclistas que buscavam mais segurança para pedalar na cidade e em trilhas da região. Hoje, a organização tem cerca de 750 inscritos e trabalha no incentivo à prática do ciclismo.
Organizados pela ONG, os passeios regulares, que acontecem quatro vezes por semana pelas ruas da cidade, reúnem de 120 a 150 ciclistas. Para participar, é só se apresentar nos horários marcados no Portão 2 da Lagoa do Taquaral com bicicleta e capacete. “Para os pedais noturnos, pedimos que as bikes tenham faróis e pisca traseiro”, explica Rosa. Às terças e quintas-feiras os passeios começam às 20h. Aos sábados e domingos têm início às 16h e 7h, respectivamente. Uma vez por mês a ONG também organiza o pedal especial, que explora trilhas em cidades da região. Ainda faz parte do clube o projeto “Reviva Bike”, que realiza a reforma de bicicletas inutilizadas e as encaminha para jovens carentes.
O “Pedal Solidário – 12 Horas para Fazer a Diferença” não acontecia desde 2015 e agora a ideia é de que o evento faça parte do calendário da semana do aniversário da cidade (Divulgação)