ponte da rhodia

Sistema viário coloca fim a seis anos de espera

O sistema viário sobre o Ribeirão Anhumas, na Estrada da Rhodia, limite de Paulínia com Campinas, foi inaugurado no último sábado e aberto ao tráfego

Gilson Rei
14/07/2020 às 09:28.
Atualizado em 28/03/2022 às 21:30
Duas pontes integram o sistema viário na região da Rhodia, por onde circulavam 6 mil carros por dia (Wagner Souza/AAN)

Duas pontes integram o sistema viário na região da Rhodia, por onde circulavam 6 mil carros por dia (Wagner Souza/AAN)

O sistema viário sobre o Ribeirão Anhumas, na Estrada da Rhodia, limite de Paulínia com Campinas, foi inaugurado no último sábado e aberto ao tráfego, depois de seis anos de interdição. A chamada “ponte da Rhodia” não comportava mais a crescente demanda de veículos e apresentou muitos problemas durante a execução da obra nos últimos anos. Foi bloqueada em 2014 para a obra de ampliação no trecho, quando circulavam, em média, 6 mil carros por dia. O custo total da obra foi de cerca de R$ 7,1 milhões, valor 100% custeado pela Prefeitura de Paulínia. O novo sistema viário tem aproximadamente 60 metros e duas novas pontes. A mitigação foi realizada, houve a instalação de guarda corpo em toda extensão da via e os postes de energia foram realocados. Houve também a correção de ângulo na rotatória em frente à portaria da empresa Rhodia no sentido Campinas/Paulínia. A ponte não só vai ajudar no trânsito local. É uma alternativa viária para motoristas que vão para Cosmópolis, Artur Nogueira e Conchal e solução viária, pois vai deixar de criar gargalos nos bairros Betel, em Paulínia, Jardim do Sol, Solar de Campinas e Terras de Barão, em Campinas. A expectativa da Administração Municipal é que o trânsito na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP332) no trecho de Betel, também passe a fluir melhor. O prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL), destacou a importância desta via para desafogar o trânsito que interliga os municípios de Campinas e Paulínia. “Trabalhamos muito para poder concluir essa obra que vai beneficiar milhares de pessoas, contribuindo com a qualidade de vida e dando mais segurança a quem precisa desta rodovia. Em nove meses, resolvemos diversos problemas. No momento estamos numa travessia, mas em breve estaremos num porto seguro”. Ainda segundo Cazellato, o próximo passo será o início da construção do sistema viário sobre o Rio Atibaia, que ligará a região do João Aranha ao Monte Alegre.

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