RECURSO ELETRÔNICO

Sistema de bilhetagem do TIC poderá usar biometria facial

Tecnologia está sendo avaliada pela TIC Trens, empresa responsável pela implantação e operação do trem de passageiros que ligará Campinas a São Paulo

Edimarcio A. Monteiro/edimarcio.augusto@rac.com.br
26/06/2025 às 10:14.
Atualizado em 26/06/2025 às 11:52

De acordo com a TIC Trens, o modelo de pagamento a ser utilizado buscará promover maior conforto e comodidade ao passageiro; biometria facial é uma das opções (Pexels)

A TIC Trens, empresa responsável pela implantação e futura operação do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas (Eixo Norte), iniciou os estudos para definir o modelo de bilhetagem do serviço, com possibilidade de uso de tecnologia de última geração. Uma das alternativas é o uso de ferramenta de reconhecimento facial. Esse tipo de sistema biométrico utiliza inteligência artificial para identificar ou verificar a identidade da pessoa através de uma imagem ou vídeo do seu rosto. A tecnologia analisa características faciais únicas, como a distância entre os olhos e o formato do nariz, comparando com imagem disponível em um banco de dados. O recurso já é usado, por exemplo, em aeroportos e para controlar o acesso de funcionários a empresas ou em portaria de condomínios.

A possibilidade de uso do reconhecimento facial aparece no vídeo institucional divulgado pela empresa sobre o projeto de reestruturação da Estação Água Branca, novo ponto final/inicial do TIC em São Paulo. A animação mostra o leitor biométrico nas catracas de acesso à área de embarque dos trens. Os outros três modelos também estão sendo considerados: uso de documento com chip integrado, como a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN); bilhete exclusivo ou uso de QR Code.

Estes dois últimos são utilizados no transporte coletivo de Campinas, com o código de barras bidimensional podendo ser impresso ou visualizado no smartphone. No caso da CIN, o uso será semelhante ao do cartão bancário, com o pagamento sendo feito por aproximação ou inserção na máquina de uma operadora do serviço. A nova Carteira Nacional de Identidade foi lançada em julho de 2022 e é usada por 20 milhões de brasileiros.

VIAGEM

De acordo com a TIC Trens, o modelo de pagamento a ser utilizado buscará promover maior conforto e comodidade ao passageiro. O Trem Intercidades São Paulo-Campinas será remunerado por receita tarifária, ou seja, demanda de passageiros. Pelo contrato, o governo garante a remuneração de até 90% do volume de usuários previsto, que é de 49 mil passageiros/ dia em 2040, chegando a 12 milhões ao ano. A projeção para 2050 é de 59 mil/dia e 13 milhões/ano.

A tecnologia a ser empregada para pagamento foi discutida por uma comitiva paulista em missão oficial este mês a países asiáticos, entre eles China, Coreia do Sul e Japão. Na China, primeira parada, o grupo se reuniu com a China Railway Signal & Communication Corporation (CRSC) e a CRRC Corporation Limited, referências globais em tecnologia ferroviária. A CRRC é sócia do grupo brasileiro Comporte na formação do consórcio vencedor do leilão internacional do Trem Intercidades, que depois deu origem à TIC Trens.

O sistema mais avançado de pagamento é estudado inicialmente para ser usado apenas no Trem Intercidades, serviço expresso ligando São Paulo a Campinas, com parada apenas em Jundiaí. A operação deve ser iniciada em 2031, fazendo a viagem de 101 quilômetros em 64 minutos.

OUTRAS REVELAÇÕES

O vídeo institucional da operadora mostra também como ficará a Estação Água Branca após a reforma e ampliação, com o investimento estimado em R$ 1,3 bilhão. O projeto inclui a ampliação das plataformas de embarque, criação de acessos em nível, construção de mezanino, novas bilheterias, uma sala de supervisão operacional e modernização do edifício. O uso dessa estação em substituição à da Barra Funda, prevista no edital de licitação do TIC São Paulo-Campinas, foi definido em um aditivo do contrato de concessão publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) em março passado.

A Água Branca será transformada em um hub ferroviário, sendo ponto de embarque e desembarque dos três serviços do Eixo Norte, além do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba (Eixo Oeste), que deverá ser leiloado no último trimestre deste ano. No local, os passageiros poderão se dirigir para outros pontos da Capital através da integração com quatro linhas do metrô - 3-Vermelha, 6-Laranja, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O vídeo revelou também a identidade visual da operadora, que tem o fundo azul, letras em branco. As cores serão aplicadas aos veículos de manutenção e, futuramente, às composições de viagem. A TIC Trens está no momento na fase de transição da Linha 7-Rubi, serviço parador entre Jundiaí e São Paulo, devendo assumir a operação definitivamente a partir de setembro próximo. As obras para implantação dos novos serviços estão previstas para começar em maio do próximo ano e terão duas fases. O TIM está programado para começar a circular no segundo semestre de 2029, com o TIC entrando em operação dois anos depois.

Com a reforma da Estação Água Branca, o investimento previsto no Eixo Norte passou para R$ 15,65 bilhões. O projeto do Eixo Norte será implantado através de uma Parceria Público-Privada (PPP). O investimento inicial do governo do Estado era R$ 8,5 bilhões, mas não incluía a ampliação da nova estação. A outra parcela será de responsabilidade da TIC Trens.

Durante encontro com a comitiva paulista, a CRRC confirmou a produção dos primeiros trens que atenderão o Eixo Norte, com prioridade inicial para as composições do TIM. As do TIC deverão começar a se fabricadas em 2027. O vídeo da empresa operadora mostra os veículos com um piso (single decker), indicando o abandono da proposta de se usar o de dois andares (double decker), que chegou a ser cogitado no início dos estudos.

As composições do TIM deverão contar inovações tecnológicas e de conforto para os passageiros. Eles deverão ter design gangway, que permitirá a passagem livre entre os carros, sendo oferecida ainda comodidades como Wi-Fi a bordo, carregadores para aparelhos eletrônicos e mapas dinâmicos para melhor orientação. Nos horários de pico, as partidas serão a cada 15 minutos da Água Branca para a antiga Estação da Fepasa, hoje Estação Cultura, no Centro de Campinas. 

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