na Concha Acústica do Taquaral

Sinfônica celebra os 95 anos do Correio Popular neste domingo

Músicos da OSMC se apresentam hoje, às 18h, sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis

Da Redação
04/09/2022 às 09:43.
Atualizado em 04/09/2022 às 09:43
Foram quatros ensaios de três horas cada no Teatro Castro Mendes: perfeita harmonia entre o maestro convidado e os músicos da OSMC para a apresentação especial deste domingo (Gustavo Tílio)

Foram quatros ensaios de três horas cada no Teatro Castro Mendes: perfeita harmonia entre o maestro convidado e os músicos da OSMC para a apresentação especial deste domingo (Gustavo Tílio)

Depois de uma semana intensa e prazerosa de ensaios realizados no Teatro Castro Mendes, eis que chega o dia da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) se apresentar na Concha Acústica do Taquaral sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis. Hoje, às 18h, o público poderá acompanhar de perto o “Grande Concerto Correio Popular: uma viagem pelas belezas sonoras do Brasil e da América Latina”. O evento é gratuito e o acesso será pelo Portão 2 da Lagoa do Taquaral.

O repertório, que foi escolhido conjuntamente pelo maestro titular da OSMC, Carlos Prazeres, e o maestro convidado Guilherme Mannis, será executado com o intuito de surpreender o público. Um dos destaques entre as diversas canções brasileiras e americanas é a marcha "The Washington Post", de Philip Sousa, especialmente composta para o veículo de imprensa norte-americano.

O ítalo-brasileiro Guilherme Mannis, que atua como diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, passou a semana em Campinas conduzindo os quatro ensaios com os cerca de 80 músicos da Orquestra e fez uma avaliação bastante positiva da experiência na terra de Carlos Gomes. “Os ensaios foram excelentes. Faremos um concerto bastante eclético e inspirador na Concha Acústica do Taquaral, no âmbito da homenagem ao Correio”, afirma.

Ele considera que “envolver o público, sobretudo em locais abertos e democráticos como a Concha Acústica, no Taquaral, traz cumplicidade entre a produção da Sinfônica e a população, além de conquistar mais o público.

Do Teatro Castro Mendes para a Concha Acústica (Gustavo Tílio)

Do Teatro Castro Mendes para a Concha Acústica (Gustavo Tílio)

Como revela o diretor da OSMC, Wanilton Mahfuz, a intenção do repertório é trabalhar com temas bem populares e abrangentes, sem perder o alto nível dos arranjos. “São músicas alegres como ‘Festa no Interior’, de Moraes Moreira, que vão contagiar a todos e deixar um gosto de quero mais ao final”, ressalta.

Ele conta que a dinâmica dos ensaios foi bem fluida e os músicos todos estiveram muito envolvidos com o projeto. “O maestro Guilherme Mannis tem um trabalho muito bom na Sinfônica de Sergipe há 16 anos. É um profissional que atua com um orçamento apertado, tendo que buscar soluções criativas”, elogia. Ele revela, também, que foi estabelecida uma ótima empatia entre o maestro convidado e os músicos, o que permitiu uma preparação serena e bem precisa, extraindo da Orquestra o seu melhor. “Nosso ensaio geral na sexta-feira foi excepcional. Os próprios músicos comentaram que o concerto está muito bonito”, completa.

Mahfuz afirma que “a expectativa para a apresentação de hoje é a melhor possível, tanto pelo motivo em si (a comemoração dos 95 anos do Correio Popular) e pelo repertório, como também por esse momento em que há um excelente diálogo com os músicos. Todos estão na mesma frequência, com muita afinidade e compartilhando a mesma visão”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por