corredor brt

Sinal verde ao trecho da João Jorge

Com transmissão ao vivo nas redes sociais, prefeito Jonas entrega todo Lote 3

Da Agência Anhanguera
17/10/2020 às 11:28.
Atualizado em 27/03/2022 às 21:42
Avenidas João Jorge e Amoreiras operam com duas faixas exclusivas de concreto, uma em cada sentido (Matheus Pereira/AAN)

Avenidas João Jorge e Amoreiras operam com duas faixas exclusivas de concreto, uma em cada sentido (Matheus Pereira/AAN)

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), entregou oficialmente ontem o trecho inicial do Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde nas avenidas João Jorge e Amoreiras. Em transmissão ao vivo realizada por meio das redes sociais pela manhã, informou que a circulação de veículos foi permitida anteontem, e que a nova liberação proporciona a conexão entre o Terminal Central e o futuro Terminal BRT Campos Elíseos.  Somados aos trechos ativados anteriormente, todo o Lote 3 do BRT campineiro está liberado para circulação. São quase 5 km de faixas exclusivas. Este é o décimo trecho dos Corredores BRT liberado para circulação, totalizando cerca de 17 km. Com a nova liberação, a conexão entre a região do Ouro Verde e o Centro, pelo transporte público, volta a ser feita pelo corredor exclusivo da Amoreiras e não mais pela Avenida Prefeito Faria Lima, facilitando o acesso ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital Metropolitano e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Estão sendo liberadas duas faixas exclusivas de concreto (uma por sentido) na Avenida das Amoreiras, no trecho entre a João Jorge e a Prefeito Faria Lima. Na Avenida João Jorge, entre o viaduto Miguel Vicente Cury e a Amoreiras, são duas faixas (uma por sentido) dedicadas ao transporte público, com espaço para ultrapassagem junto às estações. O secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, detalhou que 18 linhas de ônibus do sistema convencional de transporte tiveram o itinerário otimizado, passando a circular no Corredor BRT. São elas: 121, 131, 133, 140, 141, 142, 153, 154, 161, 162, 163, 164, 199, 213, 228, 317, 382 e 404. Já o prefeito Jonas comentou que, juntas, elas transportam cerca de 62 mil passageiros diariamente. Quatro pontos de ônibus foram ativados no corredor da Amoreiras. Futuramente, a operação do sistema BRT ocorrerá na Estação BRT Mário Gatti, que está sendo finalizada. As estações BRT (piso elevado) e BRS (piso baixo) João Jorge serão ativadas. O trecho liberado possui, predominantemente, seis faixas de rolamento (três por sentido) destinadas ao tráfego em geral, que receberam requalificação asfáltica. A iluminação dos corredores é em LED, com a fiação subterrânea. O trecho recebeu nova sinalização viária; tanto vertical (placas), como horizontal (solo). O canteiro central recebeu paisagismo (implantação de grama) e novos conjuntos semafóricos foram instalados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por