Secretaria de Serviços Públicos tem planos para expandir as ações que objetivam promover e aumentar a qualidade de vida da população
A ampliação da cobertura vegetal e o manejo sustentável dos resíduos urbanos estão entre as prioridades da gestão municipal (Kamá Ribeiro)
Com a função de planejar, gerenciar, coordenar e implementar a manutenção geral no município de Campinas, a Secretaria de Serviços Públicos tem planos para expandir as ações que objetivam promover e aumentar a qualidade de vida da população. Arborização, reflorestamento, conservação e criação de áreas verdes de lazer, recapeamento, iluminação pública, obras em córregos, reciclagem e recolhimento do lixo estão entre as frentes de trabalho da Pasta. O desafio é manter a cidade em ordem frente às consequências das mudanças climáticas, que causaram eventos que prejudicaram a estrutura da cidade, em especial no começo deste ano.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, definiu que a Secretaria tem função de zeladoria. "A nossa função aqui é fazer a manutenção da cidade, seja em áreas verdes, seja na gestão integrada de resíduos, seja na iluminação pública, que é nossa também. Nós estamos em um processo de trocar toda iluminação da cidade por tecnologia led, que amplia em cinco vezes a iluminação da cidade e reduz em 70% o custo de energia. Isso está em implantação. Quanto à manutenção viária, estamos asfaltando e fazendo recapeamentos na cidade toda. Até dezembro, vamos recapear 80 km. No próximo ano, 100 km de recapeamento", projetou.
O compromisso com a melhoria de vida no espaço urbano é algo que já existe no presente, segundo defendeu Paulella. "Campinas tem feito, nos últimos dez anos, muito investimento em áreas de lazer. Só o prefeito Dário Saadi, nos dois primeiros anos, urbanizou 31 praças novas, incluindo praças de esportes. Tem sido uma exigência da opinião pública esse cuidado com as áreas de lazer, porque a população campineira utiliza muito esses espaços, em especial nos finais de semana e feriados".
O secretário disse acreditar que essas áreas verdes são um fator de socialização, uma vez que as pessoas vão ao espaço público para conversar. Quanto mais locais públicos, disse, maior será o grau de socialização da cidade. "A socialização é um grande problema hoje, em especial nas grandes cidades, pois ocorre o distanciamento das pessoas", avaliou.
Amanhã, adiantou o secretário, será entregue uma praça de esportes no Jardim Shangai, no distrito Ouro Verde, e uma segunda área de lazer, que também é uma praça de esportes, no bairro Vista Alegre, na mesma região. "Ou seja, a Administração pública está tendo olhos preferencialmente para a periferia da cidade, onde essas praças são mais carentes", ponderou Paulella.
Outro exemplo de trabalho nas áreas verdes é o banco de germoplasma que será feito na Lagoa do Taquaral, que consiste em reunir espécies nativas de uma determinada região. Ele será implantado em uma área de 34 mil metros quadrados, na área onde ficavam os eucaliptos que foram suprimidos. "Nessa área vamos fazer um reflorestamento com árvores nativas da flora brasileira. Ou seja, é uma coleção de árvores nativas, que servirão em breve, 15 ou 20 anos, como sementeiras para reprodução dessas árvores no Viveiro da Prefeitura".
Do Viveiro Municipal são retiradas cerca de 80 mil mudas de árvores por ano e cerca de 500 mil mudas de plantas ornamentais. "O viveiro é a nossa menina dos olhos. O trabalho é realizado por trinta jovens da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e cerca de trinta reeducandos do sistema prisional. Nós estamos trabalhando para expandir. Estamos ampliando, por exemplo, no Lago do Café. Lá ocupamos uma área de 10 mil metros quadrados com viveiro de árvores".
Paulella destacou, ainda, a importância das árvores para a vida urbana. "Para poder viver, a árvore precisa de gás carbônico. Então ela retira o gás carbônico do ar para fazer sua fotossíntese, uma espécie de combustível para seu organismo. Ao retirar da atmosfera o gás carbônico, ela filtra o ar. Então, ela tem essa importância de filtrar a poluição do ar em primeiro lugar. Em segundo lugar, a árvore é muito importante, em especial na nossa região, para abrigar a pequena fauna".
O secretário disse que arborizar a cidade é uma exigência sem precedentes. Para isso, a equipe da secretaria está empenhada em fazer um planejamento para plantar as espécies adequadas. Um inventário está em elaboração para catalogar todas as árvores existentes na cidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas é a segunda cidade mais arborizada do Brasil.
E relação ao Bosque dos Jequitibás, um pulmão da cidade de Campinas, a Pasta tem o objetivo de substituir o zoológico por um santuário de animais. A diferença é que no santuário os animais de pequeno porte ficarão soltos pelo parque. Já os felinos e animais de grande porte não serão substituídos. Por isso, a implantação desse serviço depende do ciclo de vida dos animais que estão no zoológico.'