PRIMEIRA INFÂNCIA

Seminário discute os direitos da criança pela terceira vez

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas pela internet

Daniel Rocha/ [email protected]
02/04/2024 às 09:00.
Atualizado em 02/04/2024 às 09:06
Além das atividades no auditório, está agendada uma visita ao Parque da Creche Menino Jesus de Praga (Kamá Ribeiro)

Além das atividades no auditório, está agendada uma visita ao Parque da Creche Menino Jesus de Praga (Kamá Ribeiro)

O Terceiro Seminário Municipal da Primeira Infância, organizado pelo Plano Primeira Infância Campineira (PIC), está prestes a acontecer no Auditório Dom Gilberto, localizado no Campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Com o tema "A Criança e a Cidade: Garantindo Direitos e Construindo um Futuro Promissor", o evento ocorrerá entre os dias 3 e 5 de abril.

As inscrições para participar das palestras e eventos durante o seminário estão abertas e devem ser feitas individualmente para cada dia. A cerimônia de abertura acontecerá na quarta-feira (3), dia 3, às 19h. Para garantir presença, é necessário realizar a inscrição pelo site sympla.com.br. Na sexta-feira, dia 5, uma série de painéis temáticos e uma mostra de trabalhos estão programados das 8h às 12h.

Dentre os temas a serem abordados estão: "Primeira Infância Antirracista com Uma Cultura de Paz", "Inteligência Artificial e Políticas Públicas: Simulações Computacionais em Prol da Primeira Infância" e "Infância: Saúde, Natureza e o Uso Consciente de Telas".

Além das atividades no Auditório, na quinta-feira, dia 4, está agendada uma visita ao Parque da Creche Menino Jesus de Praga e ao Parque Modelo da Primeira Infância Campinas Decor, espaços especialmente desenvolvidos para atender às necessidades da primeira infância. No entanto, as inscrições para essa atividade estão esgotadas. Uma lista de espera está disponível para visitas em outros dias.

O evento contará com a participação especial de representantes do Centro Síndrome de Down (CESD) e da Rede Amamenta de Campinas.

Thiago Ferrari, coordenador do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), destaca que o objetivo do seminário é fortalecer, inspirar e sensibilizar os participantes sobre a importância da primeira infância. Segundo ele, a discussão de temas como a relação das crianças com a natureza, as tecnologias e outras crianças é fundamental para o desenvolvimento saudável.

Ferrari ressalta ainda que "é na primeira infância que conseguimos implantar com maior eficácia políticas públicas antirracistas e para o desenvolvimento de uma sociedade harmônica".

Sobre o envolvimento da sociedade civil no debate público, Ferrari enfatiza que todos podem contribuir para criar uma cidade mais acolhedora para as crianças. Ele destaca que o evento foi pensado não apenas para especialistas, mas também para pais, cuidadores e todos aqueles que têm sensibilidade em relação ao tema da primeira infância, com o intuito de provocar reflexão, inspiração e empoderamento.

O Plano Primeira Infância Campineira (PIC), da Prefeitura de Campinas, é um plano intersetorial construído para que os direitos das crianças de 0 a 6 anos sejam garantidos e estas possam se desenvolver de maneira plena.

Ferrari diz que "o que a gente quer é construir ações dentro da sociedade para que as crianças tenham o direito a ter a sua infância e não só em questões relativas à saúde, vulnerabilidade social e educação, mas também naquilo que se refere a cultura e a lazer, ou seja, a promoção do desenvolvimento pleno das crianças, tanto cognitivo, quanto socioemocional".

"A primeira infância é a fase onde o ciclo de pobreza pode ser quebrado, através do investimento e da criação de condições para que as crianças possam se desenvolver. É assim que a gente investe na criação de uma sociedade melhor, através do desenvolvimento econômico e humano sustentado. E o PIC é um conjunto de políticas nesse sentido, tanto é que ele é uma referência para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e para outras cidades também".

O Parque da Creche Menino Jesus de Praga e o Parque Modelo da Primeira Infância Campinas Decor são dois parques naturalizados, ou seja, que buscam provocar o brincar da criança com a natureza, o enfrentamento dos medos e a conquista de seu empoderamento com espaços de convivência e brincadeiras mais atraentes e desafiadores para elas, aproveitando as características dos terrenos e utilizando elementos naturais, como troncos, árvores e plantas.

Ferrari informa que na Creche Menino Jesus de Praga o parque será permanente e "a gente quer que ele sirva de modelo para outros lugares. Na Campinas Decor, o parque é a representação do novo, da inovação e em um ambiente extremamente específico dentro dos conceitos de Arquitetura e Urbanismo. Este ficará na entrada da exposição a fim de provocar reflexão nas pessoas, mostrando que apesar de os parques naturalizados serem bastante simples, eles acabam tendo um impacto muito grande no desenvolvimento das crianças".

Além do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), participam da realização do encontro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, contando com o apoio da PUC-Campinas, da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC), da Urban 95, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), do Instituto Arcor, do Instituto Anelo, do Campinas Shopping Móveis, da Upi Festas, do Mister Wiz Taquaral - Escola de Líderes Jovens e do Buffet João e Maria. Para mais informações sobre a conferência, basta acessar o endereço piccampinasprimeir.wixsite.com/pic-campinas-2024-se.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por