comércio

Selinhos são sucesso na fidelização de clientes

As campanhas de fidelização de clientes em supermercados com a troca de selinhos viraram febre entre os consumidores

Henrique Hein
24/04/2019 às 07:53.
Atualizado em 04/04/2022 às 09:03

As campanhas de fidelização de clientes em supermercados com a troca de selinhos viraram febre entre os consumidores. Uma das maiores empresas nesse segmento, a BrandLoyalty, que tem entre seus clientes o Pão de Açúcar e o Extra, calcula, por exemplo, ter distribuído mais de 250 milhões de selos, trocados por mais de 2,5 milhões de produtos como facas, panelas e outros utensílios, somente no ano de 2018 com os dois hipermercados. Os números da campanha são impressionantes, já que se trata de uma ação aparentemente simples: a cada R$ 20,00 gastos nas lojas ou no site do Pão de Açúcar e do Extra, o cliente ganha um selo para colar em uma cartela da promoção e, juntando um mínimo de 35 selos, ganha as tais “recompensas”. Parece até brincadeira de criança, mas a quantidade de adultos que procuram pela iniciativa chama a atenção. A aposentada Maria das Lurdes de Oliveira, de 68 anos, não perde uma única promoção. Ela conta que há anos participa das campanhas de desconto do Pão de Açúcar, mas que a dos selinhos conquistou seu coração. “Eu sou louca por selos. Estou pedindo para todos os meus amigos da Igreja e familiares me darem os deles quando comprarem alguma coisa no mercado”, disse. Beatriz Ramos, CEO da BrandLoyalty e idealizadora do projeto dos selinhos no Brasil, explica que o sucesso da campanha nos dois mercados não a surpreende. Para ela, a lógica dessas ações, que envolvem milhões de produtos selecionados, está em premiar o consumidor que coleciona os selinhos com um produto de qualidade. “Quando você oferece um brinde exclusivo em troca dos selinhos, você automaticamente chama o consumidor para sua loja. Isso acontece porque ele vai passar a associar a sua marca com o selinho e, consequentemente, deixará de ir na concorrência, porque sabe que você vai oferecer uma ótima recompensa em troca da fidelidade dele”, afirma. A fala de Beatriz vai ao encontro do que pensa o engenheiro Luciano de Almeida, de 55 anos. Segundo ele, outros mercados também deveriam aderir à iniciativa do uso dos selinhos. “Para quem gosta de cozinhar e de fazer compras no mercado, essas campanhas são geniais. E dá para ver que os produtos são de qualidade, então vale a pena combinar com a família de colecionar junto e levar para casa um produto que custaria o olho da cara em uma loja especializada no assunto”, comentou. Evento A empresária Beatriz Ramos estará em Campinas amanhã, no Expo D. Pedro, a partir das 8h, para participar de um debate sobre os principais conteúdos do mercado varejista — o "Novo DNA do Varejo - Físico, Digital e Humano" é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). O evento reunirá 18 palestrantes, oito horas de conteúdos, e um público estimado em mais de 2.500 pessoas. Atualmente, o Brasil já é o quinto mercado que mais fatura para a companhia. Sozinha, a multinacional holandesa da qual Beatriz faz parte possui 32 escritórios ao redor do mundo — incluindo Alemanha, França, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, México, Japão, China Continental, Hong Kong e Taiwan, entre outros. E, só no ano passado, contratou mais de uma centena de pessoas em três continentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por