ELEIÇÕES GERAIS 2022

Seis municípios da região de Campinas vão oferecer o voto em trânsito

Serviço poderá ser solicitado até o dia 18 de agosto em qualquer cartório eleitoral

Isadora Stentzler/ isadora.stentzler@rac.com.br
19/07/2022 às 09:29.
Atualizado em 19/07/2022 às 09:58

Eleitores buscam atendimento em um guichê da 33ª Zona Eleitoral de Campinas: o prazo para a solicitação da opção do voto em trânsito começou ontem em todo o Brasil (Gustavo Tilio)

As cidades de Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré terão o voto em trânsito nas eleições deste ano. A medida é válida nesses municípios por terem mais de 100 mil eleitores cada e poderá ser solicitada por pessoas que estarão fora do seu domicílio eleitoral no dia das eleições e que não tenham realizado a transferência do título de eleitor. 

O voto em trânsito pode ser solicitado até o dia 18 de agosto, em qualquer cartório eleitoral, de forma presencial e com a apresentação de documento oficial com foto. 

O procedimento permite que o eleitor vote em uma cidade diferente daquela em que está o seu domicílio eleitoral. Para isso, é feita a transferência temporária da seção eleitoral de um município para outro. A medida não é válida para pessoas com o título cancelado ou suspenso.

A solicitação para o voto em trânsito começou na segunda-feira (18) em todo o Brasil, mas, devido a um problema no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficou indisponível. A expectativa é a de que o sistema retorne hoje. Os cartórios funcionam das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

Em eleições gerais

A votação em trânsito ocorre somente em ano de eleições gerais em locais de votação convencionais ou criados para essa finalidade, nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. 

Se a cidade escolhida estiver dentro do mesmo Estado de seu domicílio eleitoral, a pessoa poderá votar para todos os cargos em disputa – deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. No entanto, quem estiver em outro Estado, votará apenas para o cargo de presidente.

Eleitores que estejam em locais diferentes em cada turno da eleição também podem indicar duas cidades para votar em trânsito. A opção precisa ser solicitada junto com o voto em trânsito, em que devem ser indicadas as cidades distintas.

Transferência temporária

Além do voto em trânsito, no mesmo período (até 18 de agosto) também será possível solicitar a transferência temporária de seção eleitoral no caso de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, que poderão optar por uma seção eleitoral acessível, caso não estejam inscritos em uma delas.

São designadas seções eleitorais para receber o voto em trânsito. Quando o eleitor faz a solicitação para o voto em trânsito, ele é informado onde votará dentro do município para o qual pediu a transferência temporária. 

Eleitores habilitados votar em trânsito e que não puderem comparecer ao local escolhido no dia da eleição, deverão apresentar a justificativa da sua ausência, inclusive se estiverem em seu local de votação de origem.

Pessoas habilitadas para votar em trânsito não poderão votar na sua seção de origem, exceto se solicitarem o cancelamento da habilitação até 18 de agosto de 2022.

Após as eleições, o título retornará à seção eleitoral de origem automaticamente. 

Responsabilidade democrática 

A engenheira civil Rafaela Massei Maçans, de 45 anos, é natural de Campinas, mas, desde 202q, mora em Santo André, um município da região de Santa Cruz Cabrália, no Estado da Bahia, a mais de 1,5 mil quilômetros de distância. 

Ela perdeu o prazo para transferir o título de eleitor e usará o recurso do voto em trânsito para participar das eleições. Como ela estará em um estado diferente do seu domicílio eleitoral, Rafaela poderá votar apenas para o cargo de presidente. Mesmo assim, ela valoriza a sua participação como um dever democrático. “É uma solução para que eu possa votar para presidente. Entendo que é minha responsabilidade escolher os meus representantes”, defendeu.

Ainda em Campinas, ela retorna para a Bahia no dia 27 de julho, quando irá para Porto Seguro solicitar o voto em trânsito. A cidade é apta a ter o serviço porque possui 104 mil eleitores. 

Em Campinas há 878.717 eleitores aptos. Procurada, a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) informou que não é possível estimar o aumento de eleitores, uma vez que o indicador depende “do interesse dos eleitores no voto em trânsito”. 

Calendário eleitoral

O primeiro turno das eleições deste ano ocorre no dia 2 de outubro. O segundo turno, no dia 30 de outubro. Os locais de votação podem ser conhecidos pelos eleitores, acessando-se o site do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), na aba https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por